Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Fisioterapia gerontológica propicia qualidade de vida aos idosos

O Brasil terá uma população de cerca de 63 milhões de idosos até 2050, sendo 172 idosos para cada 100 jovens. Essa é a previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para atender as necessidades dessa população “envelhecida”, profissionais de diversas áreas estão se especializando em gerontologia, como é o caso dos fisioterapeutas.

O tratamento de fisioterapia gerontológica começa com uma avaliação global e continua com tratamentos específicos como treino de equilíbrio, ganho de força muscular e flexibilidade, dentre outros.


O fisioterapeuta que cuida do idoso tem por desafio promover a independência nas tarefas básicas e funcionais de sua vida diária, minimizando as consequências das alterações fisiológicas e patológicas do envelhecimento, propiciando assim a melhoria da mobilidade e da qualidade de vida.

Para tanto, é preciso uma visão global do paciente, entendendo todas as esferas que perpassam sua vida – seja social até cultural.

Idosos tratados por fisioterapeutas especializados em gerontologia apresentam melhoras sob o ponto de vista físico e psicossocial. “A filha de uma paciente de 94 anos que atendi relatou que sua mãe depois deste tratamento de fisioterapia gerontológica teve melhoras físicas – redução de dores no joelho – e também ficou mais atenta aos acontecimentos da casa e motivada”, comenta a fisioterapeuta Cristina Ribeiro, especializada em tratamento de idosos.(...) segue

Fonte : ClicFoz

Nenhum comentário: