Chega de desculpas! Especialista fala sobre problemas que podem ser evitados quando vamos ao ginecologista periodicamente.
Para que você coloque as desculpas de lado e invista mais em você e no seu bem estar, confira uma lista de benefícios que o ginecologista Nelson Valente, preparou pra você.
Prevenção e detecção precoce do câncer de colo do útero – Ao consultar o ginecologista regularmente, as mulheres podem prevenir o aparecimento do câncer de colo do útero. Na consulta, o médico realizará o exame de Papanicolau em mulheres a partir dos 18 anos de idade ou que já tenham iniciado atividades sexuais antes desta idade, para verificar a existência de lesões sugestivas de neoplasias ou outras doenças. Diante de alguma alteração significativa, o médico ampliará a investigação com exames mais específicos, como a colposcopia e a biópsia, que permitirão o esclarecimento do diagnóstico.
Prevenção e detecção do câncer de mama – O auto-exame da mama é um procedimento válido para que as mulheres desenvolvam o hábito de se auto-observarem.
Porém, para o diagnóstico precoce do câncer de mama, a recomendação é a realização da mamografia, exame que consegue identificar, por exemplo, microcalcificações, que são do tamanho de um grão de açúcar e que podem denunciar a presença de um tumor de tamanho tão pequeno que não permite ser apalpado.
O médico ginecologista pode solicitar a mamografia associada ou não à ultrassonografia das mamas. Nos casos suspeitos, pode aprofundar a avaliação orientando a realização da mamotomia, que consiste na retirada do material para análise patológica, realizada por meio de uma agulha.
No Brasil, o rastreamento do câncer de mama tem sido recomendado a partir dos 40 anos de idade e, mais precocemente, em casos selecionados e conduzidos pelos médicos especialistas.(...) segue
Fonte : suadieta.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário