Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 10 de junho de 2010

A preocupação com a variedade de tratamentos de células-tronco sem respaldo científico é refletido em um portal internacional
2010/06/09) - Um número significativo de clínicas na Argentina e em todo o mundo já oferecem tratamentos com células-tronco que podem causar sérios danos à saúde. A Sociedade Internacional para a Investigação em Células Estaminais, com sede nos Estados Unidos, adverte aos riscos num recém-lançado portal para esse efeito, onde entre outras coisas, é possível consultar sobre a seriedade de clínicas e centros de saúde.

Dado que existe uma gama de tratamentos sem base científica que o uso de células-tronco para curar determinadas doenças, aparentemente, a Sociedade Internacional para a Investigação em Células Estaminais (ISSCR) criou um comitê internacional de especialistas para conceber orientações com informações potenciais aos doentes para que eles possam tomar decisões informadas sobre sua saúde. Essas ferramentas também servem para suas famílias, médicos e outros profissionais.

O ISSCR é uma organização científica independente e sem fins lucrativos, composta por especialistas no assunto que trabalham em universidades, centros de pesquisa e outras instituições ao redor do mundo. Alguns dos seus objetivos é promover o intercâmbio e a divulgação de informações e idéias relacionadas às células-tronco, promover a investigação nesta área e estimular a formação de profissionais e do público em geral sobre esta questão.

Em reação à alegada publicidade enganosa sobre os tratamentos com células-tronco que podem ser detectadas na internet, o ISSCR formou um grupo de trabalho de 22 membros com cientistas internacionais, advogados, médicos e bioeticistas de todo o mundo. Como resultado deste trabalho, criou um site com vários recursos relacionados a este tema.

O site www.closerlookatstemcells.org, criado pela empresa, está agora apenas em inglês, mas será traduzido para o espanhol em breve. Os pacientes têm acesso a diversos recursos. Uma seção inclui questões específicas destinadas a serem conduzidas pelo usuário em potencial, para o médico responsável ou centro de saúde que oferece tratamento a fim de conhecer os riscos e benefícios envolvidos. Este conjunto de questões aborda questões relacionadas com o tratamento, a evidência científica sobre sua segurança, os direitos dos pacientes e custos, entre outros dados.

Além disso, o recém-inaugurado site fornece informações sobre os princípios fundamentais sobre a biologia de células-tronco e suas implicações para os tratamentos com base neles, incluindo o processo de tradução clínica. (...)

"Por exemplo, não há provas conclusivas clínica dos efeitos benéficos de intervenções utilizando células-tronco para doenças neurológicas como mal de Parkinson ou a doença de Alzheimer", disse Pitossi. (segue..., em espanhol) Fonte: Diario C.ar, matéria da Agencia CyTA-Instituto Leloir.
Traduzido por mim, logo tradução não oficial.

Nenhum comentário: