Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Espanha aprova remédio derivado da planta da maconha

As autoridades de saúde espanholas autorizaram nesta quarta-feira a comercialização do "Sativex", um medicamento derivado do cannabis para o tratamento de espasmos em pacientes com esclerose múltipla.

A ministra de Saúde espanhola, Trinidad Jiménez, explicou que o uso terapêutico da cannabis é estudado há anos, por isso que existem "testes clínicos e evidências científicas" de sua utilidade em determinadas doenças.

O uso da substância para atenuar os sintomas de diversas patologias é um assunto polêmico, mas o certo é que alguns pacientes com doenças que causam muita dor recorrem à maconha para mitigar o sofrimento.

A partir de agora, os doentes de esclerose múltipla com espasmos musculares de moderados a graves poderão consumir o produto mediante aerossol oral, sempre que o prescreva o especialista.

As companhias Almirall e GW Pharmaceuticals comercializarão o fármaco na Espanha. Antes, porém, o Ministério da Saúde deverá aprovar o preço e o reembolso, processo previsto para ser finalizado em breve.

A ministra descartou que o uso médico desta droga se estenda para outras doenças, como câncer, e ressaltou que se trata de "uma utilização muito específica".

Jiménez lembrou que o produto foi utilizado pela primeira vez no Canadá e, desde então, foi importado à Espanha de forma "muito controlada" e para um número "muito reduzido" de pacientes.

GW Pharmaceuticals iniciou os trâmites de registro para a aprovação do Sativex em outros países-membros da UE, como Alemanha, França e Itália.

+ Notícias sobre maconha

Fonte : Folha.com - Equilibrio e Saúde

Nenhum comentário: