Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 27 de julho de 2010

Quando o mundo fica cinza

Costuma-se dizer que o mundo fica cinza quando se está deprimido. Um novo estudo indica que essa metáfora acontece de verdade.

Pesquisadores da Universidade de Freiburg, na Alemanha, verificaram que a depressão dilui o contraste entre o branco e o preto e então, tudo fica realmente cinza.

Eles analisaram as respostas elétricas da retina de pessoas que sofriam de depressão e outras em estado normal. É através da retina que os sinais luminosos são transformados em impulsos elétricos enviados ao cérebro.

Os pacientes deprimidos apresentaram menor contraste do que quem não sofre do problema. Entre aqueles com sintomas mais graves de depressão, a resposta da retina foi ainda mais frágil.

O poder das cores

Dizem que nos vestimos conforme nosso humor. É a diversidade de cores que produz o bem-estar. Neurocientistas têm se intrigado com as reações do nosso corpo perante o estímulo causado pelos tons..

O efeito sobre nós é tanto subjetivo como objetivo, já que pode ser influenciado por aspectos culturais, emocionais e por questões individuais. Para mostrar o lado objetivo, estudos mostram que é possível decodificar reações fisiológicas mensuráveis.

Um bom exemplo está na cor vermelha. Ao permanecer em exposição intensa a essa cor vibrante, a pressão arterial sobe – uma reação de excitação, que pode indicar tanto alegria quanto perigo.

Em crianças muito pequenas, o que surte mais efeito são as cores vivas, pelas quais são estimulados já que a visão não está totalmente desenvolvida.

Você acredita que o humor pode ser influenciado pelas cores? Comente.

Fonte : Blog da Saúde

2 comentários:

Hugo Engel disse...

Com certeza. No inverno, com os dias mais curtos, menos ensolarados, sempre meu ânimo piora... O frio também é negativo nessa história. A rigidez aumenta muito. Na próxima encarnação pretendo viver num lugar ao norte de capricórnio, tropical.

Unknown disse...

A Cromoterapia é uma técnica que apresenta resultados positivos para combater os estados depressivos.
Eu gosto especialmente de adornar a sala da minha casa com flores com cores vivas, a alegria passa a fazer parte integrante do ambiente.
Na chácara tenho como hobby fazer arranjos florais com flores do campo e flores da época.