Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Usando músicas e paródias, projeto da USP alerta para cuidados com alimentos

'Alimento Seguro' conscientiza funcionários de lanchonetes e restaurantes sobre manipulação adequada

Agência USP

SÃO PAULO - A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP procura conscientizar estudantes e funcionários de lanchonetes e restaurantes sobre os cuidados na manipulação de alimentos. Para isso, tem feito treinamentos in loco e divulgado músicas didáticas sobre alguns cuidados de higiene necessários.

O projeto Alimento Seguro, coordenado pelo professor Marco Antonio Trindade, teve início em 2009 em decorrência de um programa cujo principal objetivo era alertar estudantes, funcionários de lanchonetes, ambulantes que vendem comida e outros sobre a forma correta de manipular alimentos, seja na hora de cozinhá-los, seja de consumi-los.

Os alunos da FZEA Leonardo Alves Pinto e Victor Scaranelo começaram a desenvolver um projeto envolvendo paródias para conscientizar as pessoas sobre os perigos da manipulação de alimentos sem os devidos cuidados. O professor Trindade conta que já tinha conhecimento de um projeto semelhante, realizado na Universidade da Califórnia, nos EUA.

“Esse projeto foi desenvolvido aos poucos, ao longo de vários meses”, conta Alves Pinto, responsável por explicar os assuntos retratados nas paródias e desenvolver o site Alimento Seguro. “No intervalo de uma música para outra, é explicado o que citamos nelas, uma vez que a maioria do público é formada por alunos do ensino fundamental, que não têm uma bagagem muito grande de microbiologia”, explica.

(...) segue

Fonte : Estadão.com.br/saúde

Nenhum comentário: