Visualizações de página do mês passado

domingo, 1 de agosto de 2010

AS FARSAS NA INTERNET


Hoje tomei a liberdade de usar o Blog para uma informação que eu considero relevante, devido a inúmeras correntes e boatos que tenho recebido por e-mails. É mt comum a gente se enganar com "historinhas comoventes" soltas na internet. Imaginem o transtorno, a chateação das pessoas que tem que ficar desmentindo certos fatos.

Um caso muito comum e também FALSO, é aquele que diz que a "cada e-mail repassado será doado [R$] alguns centavos para a pessoa doente" em questão. Entrei já em contato com a UOL, BOL, GMAIL, HOTMAIL, IG, AOL e todos foram enfáticos em afirmar que não existe nenhuma forma de rastreamento de e-mail para doação em dinheiro para pessoas necessitadas. [Essa corrente existe na internet há pelo menos 10 anos, e é falsa].

Todos os e-mails, sem excessão, que recebi até hoje sobre crianças desaparecidas ou doentes, eram também FALSOS. Tenho por hábito não repassar e-mails sem antes verificar a veracidade da informação. Em caso de desaparecimento há três maneiras de confirmar:

1. CONTATO: ligando para o número que deixam de contato, [porque nunca atendem, ou enviando mensagem para o e-mail que deixam, os e-mails enviados retornam sem nunca serem respondidos].

2. INFORMAÇÃO: Entrando em contato com a polícia do local informado, para ver se consta registro de desaparecimento.

3. PESQUISA: Procurando em sites que divulgam desaparecimentos de crianças e também adultos.

Exemplo:
http://www.goodangels.org/
http://www.desapareceu.org/
http://www.desaparecidos.mj.gov.br/Desaparecidos/

Entrei em contato com a polícia pelo número 190 e fui informada que em casos verdadeiros sempre é informado o no. do Boletim de Ocorrência, delegacia, nome do delegado responsável pela investigação e telefone para contato também da delegacia, além de um contato da família, descrição das roupas de desaparecido e as circunstâncias em que o fato ocorreu.

Há muitas notícias falsas e inverdades que ciculam na internet: por ex, recebi e-mail sobre a separação de um famoso casal de artores. Depois vi uma entrevista do transtorno que isso causou. Todo mundo ligando, família, amigos, imprensa, fotógrafos e muita gente em frente a casa do casal...

Pessoas que soltam esses boatos talvez possam imaginar que essas coisas são divertidas, mas acho inescrupuloso jogar levianamente com a vida de outras pessoas. Por isso cabe a nós, pessoas inteligentes e sensatas, partir para o contra-ataque e não permitir que essas notícias ganhem corpo, simplesmente não repassando sem prévia confirmação. NA DÚVIDA, NÃO REPASSEM.

A internet é uma ferramenta muito poderosa. Oferece inúmeras formas de informação e pesquisa, por isso devemos utilizá-la a nosso favor e nunca em prejuízo de outras pessoas. Por isso falo em "responsabilidade social", quando repassamos uma informação. É sempre importante que prevaleça o bom-senso, a verdade, a ética. Na dúvida, é melhor nem tomar conhecimento e descartar a informação recebida.

Não é a primeira vez que reenvio este mesmo informativo. Reforço meu dircurso por convicção. Estou fazendo a minha parte, ajudando a tornar a internet mais viável.

A internet ajuda milhões de pessoas no trabalho, nos estudos, no contato com parentes distantes, torna próximos pessoas que nunca se viram, ajuda-nos a buscar informações, e tantos outros benefícios. Por isso defendo e vou continuar sempre defendendo o bom uso da internet.

Para ajudar a varrer essas lendas da internet existe também o site E-farsas:
http://www.e-farsas.com/

Saiba mais sobre esta corrente dos “centavos repassados” nos links abaixo:

Vamos ajudar a Menina com Câncer!
E-mail que circula pela rede afirma que para cada e-mail que repassarmos, a pequena menina receberá R$ 0,10 para ajudar no seu tratamento contra o câncer. E essa história não é real.

http://www.e-farsas.com/artigo.php?id=18
http://www.e-farsas.com/artigo.php?id=22

A internet é também uma das minhas ferramentas de trabalho. Quando vejo tanto lixo circulando livremente, sinto como se trabalhasse num escritório cheio de sujeira espalhada pelas mesas, pelo chão. Vamos ajudar a manter a internet mais “limpa”!

Tem também aquelas correntes que pedem para você repassar o e-mail a todas as pessoas que você conhece. Não repasse, não ajude a infestar a internet com lixo inútil, piadinhas sem graça, fotos bobas, etc.
[>>>LEIA MAIS AQUI... Site Quente.com<<<]

Quanto mais e-mails deste tipo [SPAM] forem repassados, mais estaremos ajudando sobrecarregar a internet, tornando-a ainda mais lenta!

Obrigada de coração pelo apoio. Agradeceria ainda se pudessem repassar estas informações a seus contatos. Mas caso tenham dúvida sobre as informações aqui contidas, pesquisem, entrando em contato com os servidores, com a polícia e outras fontes seguramente confiáveis.

Abraços carinhosos. Tetê Demarque, *TT

Nenhum comentário: