Visualizações de página do mês passado

sábado, 7 de agosto de 2010

Homens precisam tomar cuidado com HPV, diz Nobel de Medicina

Harald zur Hausen, premiado em 2008, critica desconhecimento do vírus.
Médico alemão descobriu ligação entre parasita e câncer no colo do útero.

Mário Barra Do G1, em São Paulo

Harald zur Hausen, Nobel de Medicina, durante evento em São Paulo
Harald zur Hausen, Nobel de Medicina em 2008,
em São Paulo (Foto: A.C. Camargo / Divulgação)

Laureado com o prêmio Nobel de Medicina em 2008 por conta da descoberta da ligação entre o HPV e o câncer de colo uterino, o médico alemão Harald zur Hausen, de 74 anos, afirmou em entrevista ao G1 que o conhecimento sobre o perigo oferecido pelo vírus precisa ser ampliado.

Presente no Brasil durante a inauguração de um novo centro de pesquisas em oncologia do hospital A.C. Camargo, em São Paulo, o médico comentou que as pessoas levam, em média, de 15 a 20 anos para notar os efeitos do parasita no corpo.

"Agentes de saúde, médicos, professores e principalmente os pais precisam preparar as pessoas mais jovens para os perigos do vírus", diz Hausen. "No começo da distribuição das primeiras vacinas, muita informação desencontrada foi veiculada sobre os efeitos colaterais da imunização, mas felizmente nada se comprovou."

O HPV é responsável por lesões conhecidas como papilomas e, no caso dos tipos severos, pode causar tumores malignos não só em regiões genitais como vagina e pênis, mas também na boca, faringe e no ânus.

Alerta aos homens

Hausen destaca que os homens, em geral, não estão informados quanto ao perigo de contrair o vírus. Para o médico, é preciso mais responsabilidade por parte da ala masculina.

"Os homens precisam entender que eles também transmitem e recebem o HPV", diz o médico. "É uma questão de solidariedade entre gêneros, é preciso evitar práticas que levem a infecções." (...)segue

Fonte : G1 - Ciência e Saúde

Nenhum comentário: