Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Custos com demência chegam a 1% do PIB mundial, afirma relatório

Documento de organização internacional alerta para crise global e pede mais investimento em pesquisas e tratamentos.


Os custos globais com demência - causada, em sua maioria pelo Mal de Alzheimer - vão ultrapassar 1% do Produto Interno Bruto mundial neste ano, chegando a US$ 604 bilhões, alerta um relatório publicado nesta terça-feira, dia mundial do Alzheimer.

Segundo o Relatório Mundial do Alzheimer, se o cuidado com pacientes de demência fosse um país, ele seria a 18ª economia do mundo. Se fosse uma empresa, seria a maior do mundo, com receita superior à da Wal Mart e da ExxonMobil.

O documento da Alzheimer's Disease International (ADI) - que reúne várias organizações - contém os dados mundiais mais atualizados sobre o custo da doença e defende que sejam investidos mais recursos em pesquisas e tratamentos.

A estimativa é de que atualmente haja 35,6 milhões de pessoas vivendo com demência no mundo. Este número deve subir para 65,7 milhões até 2030 e 115,4 milhões até 2050.

"A escala desta crise pede ação global", afirmou Marc Wortmann, diretor executivo da ADI. "A história mostra que grandes doenças podem ser administráveis - e até evitáveis - com consciência global suficiente e vontade política para fazer investimentos substanciais em pesquisa e opções de cuidados. (...) segue

Fonte : Estadão
.com.br

Nenhum comentário: