Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Portadores de Parkinson realizam reunião em busca de qualidade de vida

Portadores de Mal de Parkinson realizam hoje a Reunião dos Parkinsonianos com o objetivo de fortalecer o grupo na busca de uma melhor qualidade de vida. Atualmente, o grupo é formado por 15 pacientes, “mas em Mossoró esse número pode chegar a mais de 100 pessoas”, afirma Elma Maria, portadora da doença e coordenadora do grupo.

Todos os meses os portadores se reúnem para discutir temas como os problemas comuns, dificuldades e preconceito. “Esse grupo foi formado há dois anos e nosso objetivo é fazer com que ele fique cada vez mais forte, para que possamos lutar por nossos direitos e por mais qualidade de vida”. As limitações provocadas pelo principal sintoma da doença, os tremores nos membros, dificultam o cotidiano dos portadores que precisam da ajuda de outras pessoas.

Na reunião de hoje os parkinsonianos participarão de palestras e também sessões de fisioterapia, através do trabalho voluntário de fisioterapeutas da Universidade Potiguar (UnP). Além desses profissionais, eles contam ainda com a participação de enfermeiros e fonoaudiólogos que auxiliam no tratamento da doença também com trabalho voluntário.

Elma explica que o grupo aguarda ainda a ajuda de voluntários para realizarem o transporte de alguns pacientes. “Muitos não comparecem às reuniões, pois não têm como chegar sem um transporte”. Os interessados em ajudar o grupo disponibilizando transporte, devem entrar em contato através do número 3318-0104. A reunião será às 15h, na Loja Maçônica BET-EL, situada na rua Edmar Francisco Pereira, no bairro Aeroporto, próximo ao Hospital Tarcísio Maia. Familiares e pessoas interessadas em conhecer mais sobre o problema também podem participar.

Fonte: Jornal O Mossoroense – Mossoró/RN

Nenhum comentário: