Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Você confia no seu médico?

Diversos indicadores apontam queda na credibilidade desses profissionais. Mas governo e sociedade começam a se movimentar para acabar com a desconfiança dos pacientes

Francisco Alves Filho e Mônica Tarantino

chamada.jpg
VÍNCULOS
O estudante Arthur se preocupa em respeitar os direitos do paciente

A confiança nos médicos está abalada. Pesquisas começam a refletir essa queda no prestígio dos doutores.

No Espírito Santo, onde o Instituto de pesquisa Futura faz um levantamento anual da credibilidade das profissões, a tendência é observada desde 2005.

Naquele ano, 80% dos entrevistados declaravam-se confiantes nos médicos. Mas a taxa foi caindo até chegar aos 47,3%, registrados em 2009. Outro indicador, o recém-criado Índice de Valorização Humana (IVH), apontou que mais de um terço dos dois mil participantes do estudo reclamaram que há pouco interesse dos médicos durante o atendimento.

O IVH foi criado pela equipe brasileira do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e está em fase experimental. (...) segue

Fonte : IstoÉ Independente

4 comentários:

Anônimo disse...

Muitas das vezes alguns médicos são agraciados pelos laboratórios farmacêuticos com viagens e participação em congressos sob a condição implícita de receitar certos medicamentos. Desses eu fujo! [ ]'s a todos.
Hugo

Unknown disse...

Em toda classe de profissionais existem os bons e maus, devemos promover os bons.

Dia 18 é dia do Médico, no dia 20 a Roche estará promovendo um bate-papo das 21:30 as 22:30 para homenagear esse nosso amigo:

Para participar do webmeeting, favor acessar o link: www.diadeagradecer.webmeeting.com.br

Unknown disse...

retificando o horário do bate-papo da Roche é das 09:30 as 10:30hs

TECA disse...

Médico,como todo profissional é humano e sujeito a defeitos e qualidades.Só que seus defeitos ou erros repercutem na saude e portanto na vida do paciente.
Entre paciente e Médico tem que haver principalmente empatia completa e constante.Quando por qualquer razão a empatia acaba muda-se de profissional.
Só podemos ficar com aquele médico cuja confiança seja irrestrita e total.Não sendo assim,melhor trocar.