Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A caminho de uma cura bilionária

A imprensa não deu muita importância, mas a revista Nature publicou em agosto uma pesquisa realizada por cientistas suíços e escoceses que, se der certo, pode tornar seus autores bilionários. Já adivinharam? Ainda há um longo caminho a percorrer mas ela poderia levar à cura da calvície. A pesquisa é dirigida por Yann Barandon, que trabalha na Suíça e já esteve no Brasil orientando pesquisadores a trabalhar com células-tronco embrionárias (CTE).

Barandon tem pesquisado o potencial de células-tronco para regenerar pele. Seu objetivo primário é ajudar pessoas que sofreram queimaduras graves. Mas os resultados de sua última pesquisa em camundongos o surpreenderam. Eles mostram como a exposição a um determinado microambiente pode atuar na diferenciação celular e promover a formação de células precursoras de folículo piloso, que dão origem aos pelos.

A pesquisa foi realizada com células do timo de camundongos

O timo é um órgão importante para produzir anticorpos contra infecções. Em seres humanos está localizado na porção antero-superior da cavidade torácica. Ao longo da vida, o timo involui (diminui de tamanho) e é substituído por tecido adiposo nos idosos. Isso acarreta diminuição da produção de linfócitos T. Os linfócitos T ou células T pertencem a um grupo de glóbulos brancos do sangue e são os principais responsáveis pela imunidade celular.(...) segue

Fonte : Revista Veja - Mayana Zatz

Nenhum comentário: