Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Eureka 2010: bebida láctea funcional

A busca por alimentos saudáveis e ao mesmo tempo saborosos tem se tornado constante na vida de muitas pessoas. Melhor ainda se esse alimento for funcional e promova algum beneficio para a saúde de quem consumi-lo. Pensando nesse tipo de alimentação, um grupo de formandas do curso de Engenharia de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia, criou uma bebida láctea funcional que auxilia na prevenção de doenças degenerativas, além de manter a boa funcionalidade do intestino.

Benefícios

Com sabor e cor característicos do maracujá, a bebida desenvolvida pelas estudantes possui em sua composição bactérias probióticas, que mantêm o equilíbrio da microbiota intestinal e contêm substâncias como vitaminas A, B2, B6, D, E, colina e inositol, cálcio e ômega-3. Todas essas substâncias possuem propriedades que auxiliam na prevenção de doenças como a Osteoporose, Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer.
Basicamente, a bebida é composta de leite e soro de leite em pó reconstituídos com água, açúcar, estabilizantes, concentrado de fruta e mix de vitaminas, minerais, ômega-3 e fermentos lácteos (microrganismos vivos probióticos). Uma parte dos ingredientes é misturada, depois o preparado é levado para pasteurização, recebendo a adição dos fermentos lácteos e chegando à fermentação, última etapa do preparo.

Por ser um produto que busca auxiliar a prevenção de doenças degenerativas, desenvolvidas geralmente na velhice, a bebida tem como públicos-alvo jovens e adultos que desejam garantir um envelhecimento sadio. Para obter o resultado desejado, o grupo recomenda a ingestão diária de 200 ml da bebida, exercícios físicos e uma boa alimentação.

Mercado

A falta de produtos com esse objetivo motivou o grupo no desenvolvimento da bebida láctea funcional. Segundo as alunas, existem algumas bebidas no mercado que promovem o equilíbrio da microbiota intestinal, porém não possuem a característica de auxílio na prevenção de doenças. Futuramente, as formandas pretendem também lançar uma versão light, sem a adição de açúcar.

O produto é tema do Trabalho de Conclusão de curso (TCC) das estudantes Cinthya Bueno Caretta, Erika de Andrade Parretti, Fabiana Marotti Togneri e Larissa Gonçalez Redigolo e será apresentado durante a EUREKA 2010, mostra anual dos trabalhos de conclusão de curso dos estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia, que acontece de 15 a 17 de outubro no campus de São Caetano do Sul (SP).

Fonte: Blog da Mauá [Instituto Mauá de Tecnologia]

Nenhum comentário: