Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O coração pede leite

Quando a bebida e seus derivados têm presença garantida na dieta, fica mais fácil controlar a pressão arterial, perder aqueles quilos indesejados que também fazem mal ao peito e manter distância de um infarto.

por DÉBORA DIDONÊ design THIAGO LYRA fotos DERCÍLIO

Página 1 de 7

Nos últimos anos, inúmeras pesquisas apontaram o leite como um vilão do organismo. Ele foi incriminado por causar alergias em pessoas sensíveis a suas proteínas e desconforto intestinal em quem tem a chamada intolerância à lactose, o açúcar da bebida.

Em tempos dominados por produtos light, até a gordura do leite e de seus derivados se tornou um entrave à dieta. Mas, na contramão, os especialistas começam a fazer justiça e se render aos estudos que comprovam as benesses e a complexidade nutritiva dos alimentos lácteos — principalmente quando o assunto é proteger o coração.

De um trabalho recente da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vem o argumento de que esses produtos ajudam a equilibrar a pressão arterial. Um dos responsáveis pelo benefício seria um peptídeo, um pedaço da proteína do leite, capaz de anular uma enzima que provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos — o estopim para a hipertensão. Salvas do aperto, as artérias se dilatam e liberam a circulação. “Os peptídeos presentes na caseína — que representa 80% das proteínas do leite — e também nas outras proteínas do soro do produto têm um potente efeito de inibição dessa enzima”, afi rma o nutrólogo paulista Edson Credídio, autor do livro Leite, o Elixir da Vida (Editora Ottoni)(...) segue

Fonte : SAÚDEévital Nutrição

2 comentários:

Hugo Engel disse...

Há controvérsias. Veja http://www.terra.com.br/saude/noticias/homem/2002/12/16/000.htm
[ ]'s
Hugo

Unknown disse...

Caro Hugo, obrigado pelo comentário, veio em boa hora, um alerta aos PK.
Sem duvida para os parkinsonianos o leite não deve fazer bem devido alguns componentes presentes e suas interferências na medicação, mas para idosos que não tenham alergia (intolerância a lactose) aos atletas que gastam muitas energias esse alimento é rico em cálcio e evita a osteoporose tão comum na terceira idade além de revigorar as energias gastas, mas como você alertou há muitas controvérsias essas pesquisas tem sempre por traz algum interesse econômico, fica dificil saber em quem acreditar...