Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Polícia Federal faz operação em sete Estados para combater venda de remédios pela internet

O grupo negociava anabolizantes, abortivos, entre outros medicamentos

Do R7

A Polícia Federal começou nesta terça-feira (19) a operação Panaceia, que tem o objetivo de combater a venda pela internet de medicamentos sem licença ou adulterados. Foram expedidos 20 mandados de busca e apreensão em sete Estados: Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Santa Catarina e Ceará.

A operação, que conta com o apoio da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), está sendo realizada com a Interpol (a polícia internacional) e acontece simultaneamente em 45 países.

De acordo com a PF, o grupo negociava anabolizantes, abortivos, inibidores de apetite, medicamentos caseiros e fórmulas sem registros. Para vender os produtos, eles utilizavam sites, classificados em jornais, fóruns e redes sociais.

A comercialização de medicamentos sem licença ou adulterados constitui um crime hediondo que pode chegar a dez anos de prisão e multa.

A operação Panaceia é realizada pela Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos.

No ano passado, o R7 revelou um esquema de venda de remédios sem receita médica por meio do Orkut e do MSN. A prática é ilegal e contraria as determinações da Anvisa, mas é detectada sem muita dificuldade em redes sociais: pessoas interessadas em vender o produto anunciam abertamente os itens e preços disponíveis. A negociação da compra é feita pelo programa de mensagens instantâneas.


Fonte : R7 Notícias Saúde

Nenhum comentário: