Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Células do cérebro do rato ajudam robô a andar pela casa

Estudo revelou que órgão combina pedaços de informações para saber onde está


Do R7

Ratos e robôs podem nos dizer como o cérebro humano mapeia ambientes conhecidos e se desloca dentro deles, revelaram cientistas de robótica da Universidade Queensland de Tecnologia, nos Estados Unidos.

Sistema usado para orientar robôs ajudou a entender como funciona nosso
cérebro.

Michael Milford, da Faculdade de Engenharia de Sistemas da universidade, disse que pesquisadores de todo o mundo estão desenvolvendo robôs autônomos capazes de se deslocar de forma inteligente em ambientes, como o uma residência ou um escritório.

- É parecido quando você sai de um elevador sem prestar atenção. Você pode conhecer todos os andares, mas alguns deles se parecem muito. Você pode ver uma máquina de refrigerante e pensar consigo mesmo que você deve estar no primeiro ou no segundo andar, já só existem essas máquinas nesses andares. Depois, você explorar um pouco mais e vê uma fotocopiadora, que você sabe que só fica no segundo e no terceiro andares.

O pesquisador acrescentou que essas células ajudam a juntar esses dois pedaços de informação para dizer à pessoa que ela está, por exemplo, no segundo andar.

Milford explicou que os cientistas aprenderam muito a partir de modelos de sistemas biológicos que usaram em robôs.

Recentemente, pesquisadores noruegueses descobriram novas células arranjadas em uma espécie de grade, que disparavam cada vez que um rato estava em um determinado lugar. Estudos anteriores mostram que essas células são encontradas em vários animais, incluindo o homem.

Nenhum comentário: