Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Cientistas descobrem como previnir Alzheimer em ratos

Os cientistas do Instituto Gladstone de Doenças Neurológicas em San Francisco, nos Estados Unidos, descobriram uma nova estratégia para prevenir problemas de memória em ratos com a doença de Alzheimer. Os resultados da pesquisa foram publicados neste domingo (28) na revista Nature.

Os pesquisadores perceberam que seres humanos portadores de Alzheimer têm níveis anormalmente baixos de uma enzima chamada EphB2 nos centros de memória do cérebro. Outra característica é o excesso da proteína amilóide. Altos níveis da proteína prejudicam a neurotransmissão, capacidade dos neurônios de se comunicaram uns com os outros.


Para determinar se os baixos níveis de EphB2 realmente contribuiram para o desenvolvimento de problemas de memória, os cientistas usaram terapia genética para alterar os níveis da enzima nos cérebros dos ratos, genéticamente modificados com a doença. A redução dos níveis EphB2 em camundongos normais e saudaveis atrapalhou a neurotransmissão e deu-lhes problemas de memória semelhantes aos observados nos portadores do Alzheimer.(...) segue

Fonte : R7 Saúde

Nenhum comentário: