Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Entre 200 milhões de pessoas com diabetes muitos nem sabem que tem a doença

No Dia Mundial do Diabetes, saiba mais sobre a doença e suas consequências

da redação

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado, desde 1991, em 14 de novembro, com o objetivo de conscientização da população sobre a doença, que atinge cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. O controle da taxa de glicose no sangue é essencial para que o Diabetes não tenha consequências graves como, por exemplo, a amputação. Por este motivo, sedentarismo e alimentação inadequada devem passar longe das pessoas com diabetes.

A doença ocorre quando o organismo não produz insulina (hormônio gerado no pâncreas que transporta a glicose para as células), suficiente ou resiste à sua ação, resultando em taxas de glicose no sangue excessivamente altas. Assim, aparecem os sintomas e as complicações do diabetes.

O diabetes mellitus (nome completo da doença) divide-se em dois grupos. No tipo 1, o mais raro (ocorre em apenas 10% dos diabéticos), as células que produzem a insulina no pâncreas são destruídas pelo organismo, comprometendo a produção de insulina. No diabetes tipo 2, o portador da doença produz a quantidade necessária de insulina, no entanto, seu organismo desenvolve uma certa resistência ao hormônio, impedindo o controle das taxas de glicose. (...) segue


Fonte : Revista VivaSaúde

Nenhum comentário: