Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Poesia de cordel presente na cidade

O aposentado, Renato Coutinho, começou a fazer versinhos para presentear amigos e descobriu o talento de rimar as palavras
Publicado no OTEMPO Contagem em 05/11/2010


Talento. Poema foi apresentado em congresso realizado em Timóteo
ARQUIVO PESSOAL

Ultimamente, quase ninguém tem tempo ou mesmo o hábito de se dedicar a leitura. Entre as diversas opções literárias que existem, o cordel pode ser considerado um dos mais importantes e, talvez, nem tão conhecido assim. Quando se fala em poesia de cordel, a maioria das pessoas já pensam no sotaque nordestino e nas rimas feitas pelos cordelistas. O cordel é uma manifestação artística cultural, que acontece por meio da escrita e é transmitido como cantigas, poemas e histórias. O nome de cordel teve origem em Portugal, onde os livretos, antigamente, eram expostos para serem vendidos, em barbantes, como roupas no varal. A literatura brasileira de cordel é caracterizada, principalmente, pela poesia popular. Como é uma manifestação muito mais cultural do que intelectual, destaca-se em regiões onde a cultura é mais valorizada e delineada. Aqui, no Brasil, essas regiões são a Nordeste e a Sul.

Cordelista Contagense Porém, essa arte não está restrita ao nordeste. Em Contagem, o aposentado Renato Tomaz Coutinho, de 54 anos pode ser considerado um cordelista amador. Morador do bairro Eldorado desde 1990, Renato escreve cordéis ecléticos, que podem ser cômicos ou até mesmo em forma de protesto. Tudo começou quando ele decidiu presentear amigos e parentes com versinhos de própria autoria. Depois de se aposentar, procurou uma atividade para ocupar o tempo e, descobriu então, o talento para rimar. E em 2009, o poema "O sábio", foi apresentado no V Congresso das Associações Parkinson, realizado na cidade de Timóteo. Para quem aprecia a poesia de cordel e, também para quem tem interesse em conhecer, segue o poema de autoria de Renato Coutinho.

O sábio Você se julga um sábio? Antes de responder Escute estas palavras Reflita no que vou dizer Talvez o conceito de sábio O possa surpreender Os termos estão escritos Apenas no masculino Mas todo o contexto É também feminino Serve para a senhora Para menina e menino O sábio é uma pessoa Correta e consciente Destaca sobre os demais Não porque é inteligente Ele tem um algo a mais Que o torna diferente.

Fonte : O Tempo Online

Um comentário:

Unknown disse...

Nosso amigo Renato brilha com seu cordel, sentimos orgulhosos de ter acompanhado o seu desabrochar na poesia de cordel, poeta PK de qualidade.
Parabéns amigão, muito sucesso.