Visualizações de página do mês passado

sábado, 13 de novembro de 2010

Uma tarde no GENOCÃO

Pacientes e pesquisadores: um dia de integração

Pacientes e pesquisadores: um dia de integração

No dia 11 de novembro, meninos que têm distrofia muscular e que são tratados na ABDIM (Associação Brasileira de distrofia muscular) fizeram uma visita muito especial ao GENOCÃO, situado na Cidade Universitária.

Ali estão os nossos pacientes caninos que também tem distrofia muscular, uma forma muito semelhante a que acomete os seres humanos. São cães da raça golden retriever que já nascem com distrofia (são chamados de GRMD, do inglês golden retriever muscular dystrophy).

Pesquisar o impacto de diferentes abordagens terapêuticas que possam tratar esses nossos amigos de quatro patas são fundamentais antes de iniciarmos tratamentos em humanos. A ABDIM, que está ligada ao Centro de Estudos do Genoma Humano, é uma entidade que fundei em 1981 para lutar pela qualidade de vida desses pacientes (quando decidi que ser só cientista era muito pouco).

Qual foi o objetivo desse dia de integração?

A idéia surgiu porque os pacientes e suas famílias sempre têm muita curiosidade, o que é certamente compreensível, em saber como estão as pesquisas, o que estamos fazendo, quais são os progressos.

E nada melhor do que apresentá-los aos nossos amigos de quatro patas que tanto têm ajudado. As palavras mágicas não precisam nem ser repetidas: eles querem saber mais sobre as células-tronco.

Estamos perseguindo outros caminhos para futuros tratamentos que podem ser até mais promissores, mas vou falar disso em uma próxima coluna. Hoje vamos falar sobre essas famosas células, tão em moda. (...) segue

Fonte : Revista Veja - Mayana Zatz

Nenhum comentário: