RAFAEL GARCIA
EM BOSTON
O que aconteceria com um macaco que recebesse o implante de genes humanos supostamente relacionados à inteligência? Se o animal ganhasse algum grau de consciência, ele passaria a ter, ao menos em parte, os direitos legais de uma pessoa?
Perguntas que parecem coisa de ficção científica podem agora forçar um debate na comunidade científica, graças ao trabalho do biólogo paulista Alysson Muotri.
Divulgação |
O biólogo e pesquisador Alysson Renato Muotri no laboratório de genética humana do Instituto Salk, em La Jolla, EUA |
"Isso vai ter de passar por comitês de ética em pesquisa, porque a gente quer realmente partir por aí", afirma o cientista, professor da UCSD (Universidade da Califórnia em San Diego).
Muotri ganhou notoriedade recentemente ao publicar trabalhos sobre autismo, nos quais conseguiu reproduzir o comportamento dos neurônios de crianças portadoras de uma forma da doença.
A técnica usada por ele --a das células iPS, que permite transformar amostras de pele em neurônios-- abriu também uma avenida para enfrentar uma questão mais conceitual. Em entrevista à Folha, o cientista conta como investigar o autismo desembocou no estudo das origens da inteligência.(...) segue
Fonte : Folha.com
2 comentários:
Dr.Alysson um amigo cientista que vem fazendo muito sucesso nos EUA.
Nosso torcida esta com ele.
Parabéns!
Veja também a entrevista exclusiva que fiz com o neurocientista brasileiro Alysson Muotri, para a Revista Autismo, em que ele revelou detalhes sobre seu próximo trabalho, com autistas clássicos, no link abaixo:
http://revistaautismo.com.br/noticias/exclusivo-brasileiro-encontra-caminho-para-cura-de-90-dos-tipos-de-autismo-alem-de-rett
Postar um comentário