Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Diagnóstico pré-implantação: como ele pode ajudar a prevenir, entender e, no futuro, tratar doenças genéticas

Na semana passada, fiz uma enquete sobre qual seria a preferência da população brasileira caso só pudessem ter um filho. Se você ainda não respondeu, participe clicando aqui.

Hoje, com a técnica de diagnóstico pré-implantação (DPI) ou PGD (do inglês “diagnóstico pré-implantacional”) é possível saber o sexo do futuro bebê antes de implantá-lo no útero. Se isso é ético ou não, é uma longa história.

Mas muito mais relevante é a possibilidade de usar o DPI para casais com alto risco de doenças genéticas, que já tem ou tiveram parentes com doenças graves e que recorrem a essa tecnologia para evitar o nascimento de mais um bebê afetado.

Para nós, geneticistas e pesquisadores de células-tronco, é uma situação que pode ser mutuamente benéfica. Por um lado, garantir ao casal “em risco” a possibilidade de gerar filhos livres daquela doença. Por outro lado, os embriões com mutações genéticas – que nunca serão implantados – constituem um material precioso paras pesquisas. Para falar mais sobre isso, entrevistei o doutor Pericles Hassun, que, junto com a equipe da Genesis Genetics Brasil, colaboram conosco nessas pesquisas no Centro do Genoma Humano. (...) segue

Fonte : Revista Veja - Mayana Zatz

Nenhum comentário: