Visualizações de página do mês passado

domingo, 12 de dezembro de 2010

Apague o colesterol com a escova de dente

Higienizar a boca não garante só dentes saudáveis. Ao varrer micróbios dessa porta de entrada, você ainda corta o excesso de gordura circulante

por THEO RUPRECHT | design THIAGO LYRA | fotos OMAR PAIXÃO

Complemento. Página 1 de 3
“Apenas 10% dos brasileiros possuem uma gengiva saudável. Só 10%”, aponta, preocupado, o odontologista Ernesto Nascimento Filho, da Universidade Federal de São Paulo.

Obviamente, o dado indica o tanto de trabalho que os dentistas terão pela frente. O que poucos sabem, no entanto, é que essa estatística pode influenciar até a vida dos cardiologistas. Sim, a relação entre uma boca repleta de bactérias e um sistema cardiovascular enfermo parecia distante, mas estudos ao redor do globo vêm estreitando esse elo.

Um dos mais interessantes foi realizado na Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. Os cientistas colheram amostras das artérias de pacientes que tinham alguns de seus vasos sanguíneos obstruídos. Em outras palavras, que precisavam passar por uma cirurgia para não infartar. Por incrível que pareça, em 60% dos casos foram encontrados resquícios de micro-organismos que entraram no corpo através da gengiva. Ou seja, essas minúsculas ameaças estavam, nem que somente como coadjuvantes, envolvidas na piora da saúde do peito. (...) segue

MATÉRIAS RELACIONADAS
Especial Colester


Fonte : SAÚDEévital

Um comentário:

Unknown disse...

Por traz da reportagem pode ter o dedo dos fabricantes de escovas e creme dental, mas o fato de higienizar as gengivas tem tudo a haver com a eliminação de bactérias.