Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

QUEIMADURAS DOMÉSTICAS: O QUE FAZER?

A principal causa de ferimentos e desastres é por meio de produtos que proporcionam queimaduras na pele como, por exemplo, água, leite, gordura, panela quente, entre outros alimentos que precisam ser aquecidos e, claro, o descuido na manipulação do álcool no tradicional churrasco do fim de semana. Estes acidentes são mais comuns nas crianças, conforme dado da Sociedade Brasileira de Queimaduras de São Paulo (SBQ). O que fazer, então, para tentar amenizar os efeitos que uma queimadura pode causar na pele?

De acordo com o Dr. Jardis Volpe, médico dermatologista, nas queimaduras causadas por líquidos aquecidos, fogo ou eletricidade, a melhor conduta é resfriar as lesões, seja por meio de água corrente (torneira, chuveiro, mangueira), ou por aposição de toalhas ou panos umedecidos em água gelada ou em temperatura ambiente. Essa medida interrompe o calor residual que permanece mesmo após o acidente, melhorando imensamente a dor.

“É muito importante não dar nenhum tipo de remédio até o primeiro atendimento médico. O resfriamento das lesões ajuda a melhorar a dor até a avaliação do profissional da saúde”, recomenda Volpe. Ter em casa um kit de primeiros-socorros, afirma ele, é primordial, tais como: gaze, curativos adesivos, esparadrapo, termômetro, bolsa térmica, soro fisiológico, entre outros produtos.

O problema social das queimaduras, tanto o traumático como o de caráter social, merece atenção, por isso o tratamento imediato é muito importante no sentido de prevenir o surgimento de sequelas. Nas queimaduras de primeiro grau, por exemplo, causadas por exposição solar, o tratamento clínico conservador impõe aplicação de medicamentos tópicos, uso de malha compressiva, entre outros, possibilitando a regeneração da pele sem causar danos estéticos. Nas queimaduras de segundo e terceiro graus, consideradas mais graves, a camada da derme é atingida, causando maior tendência a bolhas e cicatrizes.

É importante lembrar também, sobretudo as mulheres, que bronzeadores caseiros podem causar sérios danos à pele, principalmente aqueles à base de folhas de figo (figueira). Nunca se utilize destes preparados que, na maioria das vezes, são feitos sem nenhum conhecimento de farmacologia e bioquímica, sem nenhum cuidado técnico e sem cuidado de assepsia”, alerta o médico.

Substâncias caseiras

Habitualmente, quem sofre algum tipo de queimadura no ambiente doméstico, utiliza-se de alguns artifícios para amenizar o prejuízo causado na pele, tais como: creme dental, manteiga, pó de café, clara de ovo, folha de bananeira, pomadas caseiras, entre outras substâncias. O Dr. Jardis, entretanto, explica que ESTAS TÉCNICAS CASEIRAS NÃO AJUDAM EM NADA A MELHORAR O FERIMENTO, MUITO PELO CONTRÁRIO, PODE DIFICULTAR A EVOLUÇÃO NATURAL DA CICATRIZAÇÃO, ALÉM DE CAUSAR INFECÇÕES.

- “ATÉ QUE SE ENCONTRE UM ATENDIMENTO MÉDICO, NADA DEVE SER COLOCADO EM CIMA DAS ÁREAS QUEIMADAS, NEM MESMO POMADAS QUE SE TENHA EM CASA. APENAS COBRIR ESTAS ÁREAS COM TOALHAS, LENÇOS OU PANOS ÚMIDOS”, FINALIZA VOLPE.

Jardis Volpe, Médico Cosmiatra – Dermatologia
Médico formado pela Universidade de São Paulo (USP). Estágio em Dermatologia no Hospital das Clínicas de SP; Pós-graduação em Medicina Estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME-São Paulo).


Fonte: Saúde & Lazer



QUEIMADURA DE PRIMEIRO GRAU - NÃO COLOQUE GELO E NEM RECORRA A MEDIDAS CASEIRAS COMO PASTA DE DENTE, CLARA DE OVO, MANTEIGA, ÓLEO DE COZINHA.

QUEIMADURA DE SEGUNDO GRAU - NUNCA ESTOURE BOLHAS, NEM REMOVA A PELE DESCOLADA. DEPOIS DE DEIXAR A FERIDA SOB A ÁGUA, PROCURE AJUDA ESPECIALIZADA. SE A ROUPA COLOU NA PELE, NÃO A DESCOLE, APENAS CORTE O TECIDO AO REDOR. DEPENDENDO DA LOCALIZAÇÃO E DA EXTENSÃO, PROCURE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL UM PRONTO-SOCORRO.

QUEIMADURA DE TERCEIRO GRAU - AO INVÉS DE ÁGUA CORRENTE, DEVEM SER USADAS COMPRESSAS ÚMIDAS E FRIAS PARA RESFRIAR A PELE. NUNCA USE GELO OU ÁGUA GELADA, QUE PODEM AGRAVAR A LESÃO. ESSE TIPO DE FERIMENTO É SEMPRE UMA EMERGÊNCIA MÉDICA. LIGUE PARA O RESGATE IMEDIATAMENTE.

[Continue lendo, matéria na íntegra...]


Por Lucia Mandel, Dermatologista.
lucia@mandeldermatologia.com.br



PERGUNTAS MAIS FREQUENTES - QUEIMADURAS
Dicas de Prevenção


1. E SE QUEIMAR? O QUE DEVO COLOCAR NA QUEIMADURA?
Nunca coloque manteiga, clara de ovos ou outras receitas caseiras...

2. QUE TIPO DE FOGOS DE ARTIFÍCIOS POSSO DAR AO MEU FILHO?
Não existem fogos de artifício inofensivos...

3. PORQUE O ÁLCOOL NÃO DEVE SER USADO EM CASA?
É importante ressaltar que o álcool utilizado em casa não tem nenhum poder bactericida e pode perfeitamente ser substituído por outros produtos que cumpram essas funções sem oferecer riscos...

Leia mais sobre acidentes com crianças em Criança Segura Brasil



Telefones úteis:

- Bombeiros: 193. Orienta os primeiros socorros por telefone e, se necessário, faz o resgate, efetuando o transporte para o hospital mais próximo.

- Instituto pró-queimados: 0800-707-7575. Também orienta os primeiros socorros por telefone e indica o hospital mais próximo habilitado para o atendimento. Não faz o resgate.

-SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): 192. Não orienta por telefone, mas faz o resgate e encaminha a vítima para o hospital mais próximo.

Nenhum comentário: