Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A MENINA QUE SILENCIOU O MUNDO POR 5 MINUTOS

Após alguns dias ausente, para um descanso necessário, volto com um assunto que merece um momento de reflexão, e uma atitude de maior comprometimento com o futuro do mundo em que vivemos: o meio ambiente.

1992, esse é o ano que marcou o mundo pela Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como ECO –92, evento que reuniu vários países e discutiu vários aspectos ambientais como mudanças climáticas, biodiversidade, sustentabilidade, criou documentos como a Agenda 21 e a Carta da Terra e tantos outros assuntos que ainda são base de discussões atualmente. Mas apesar de tantos momentos memoráveis desse encontro, houve um que não durou muito, foi simples, porém muito objetivo e direto que parou o mundo por 5 minutos. Falo do discurso da canadense Severn Cullis Suzuki, na época com 12, que conseguiu contribuição para participar da Rio ECO -92, juntamente com outras três garotas que faziam parte du uma organização por elas fundada, Environmental Children's Organization (ECO), organização de crianças em defesa do meio ambiente.

Durante o encontro ela subiu ao palco na frente de delegados do mundo inteiro e proferiu seu discurso, que falava de como o mundo estava sendo destruído diante todos e ninguém fazia nada, simplesmente se negavam a ver e a tomar responsabilidade sobre aquilo que acontecia.

Ela só tinha 12 anos e já sentia o peso da responsabilidade de garantir um futuro saudável às próximas gerações, coisa que atualmente, mesmo com toda a ênfase dada a assuntos ambientais muitos adultos não sentem.

Suas palavras se encaixam perfeitamente à realidade atual e isso é triste, pois se passaram 18 anos e ainda enfrentamos os mesmos problemas da mesma maneira, fechando os olhos a tudo.

Hoje Severn Suzuki é uma ambientalista formada que continua sua luta pelo que ama, e com certeza sente orgulho do que fez, mas acredito que não sinta o mesmo orgulho do mundo em que vive.

A luta é árdua, mas gratificante. O mundo que pretendemos deixar para nossos filhos merece um pouco de esforço.


"Olá! Eu sou Severn Suzuki. Represento, aqui na ECO, a Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente. Somos um grupo de crianças canadenses, de 12 e 13 anos, tentando fazer a nossa parte, contribuir. Vanessa Sultie, Morgan Geisler, Michelle Quigg e eu. Foi através de muito empenho e dedicação que conseguimos o dinheiro necessário para virmos de tão longe, para dizer a vocês, adultos, que têm que mudar o seu modo de agir.

Ao vir aqui, hoje, não preciso disfarçar meu objetivo: estou lutando pelo meu futuro. Não ter garantia quanto ao meu futuro não é o mesmo que perder uma eleição ou alguns pontos na bolsa de valores. Estou aqui para falar em nome das gerações que estão por vir.

FONTE: Blog do Altino

Um comentário:

Unknown disse...

A nossa esperança é que as crianças comecem a levar para casa os encinamentos adquiridos nas escolas.

O planeta esta doente, antes que entre na UTI (tudo indica que esse processo já começou) vamos fazer a nossa parte.