Visualizações de página do mês passado

sábado, 22 de janeiro de 2011

SUMIÇO DE REMÉDIOS PARA PARKINSON

From: Samuel Grossmann
Sent: Friday, January 21, 2011 10:39 AM
Subject: Fw: Sumiço de remédios para Parkinson

Excelentíssimo Senhor Doutor Alexandre Padilha
DD. Ministro da Saúde
Brasília
Tenho a honra de encaminhar a Vossa Excelência cópia da correspondência que enviei ao seu antecessor em data de 10 de dezembro último que, provavelmente por estar em fim de ano e de governo, não foi dado seguimento.
Volto agora à presença do novo titular da Pasta, na esperança de que o assunto merecerá a atenção e solução que o assunto merece, por se tratar de um problema que aflige um segmento ponderável da população que está sofrendo com esse estado de coisas.
Agradecendo e confiando em sua sensibilidade de Homem Público, coloco-me à sua disposição para outros esclarecimentos e informações que julgar oportunas
Respeitosamente
ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON
Samuel Grossmann - Presidente

Sent: Friday, December 10, 2010 3:29 PM
Subject: Sumiço de remédios para Parkinson

Senhor Ministro da Saúde
Em nome dos portadores da Doença de Parkinson do país, venho fazer um candente e emocionado apelo a Vossa Excelência no sentido de que sejam adotadas as providências cabíveis no sentido de fazer voltar ao mercado o produto genérico levodopa+carbidopa bem como o de referência vendido sob a marca Sinemet que praticamente desapareceram da praça.
Certamente que como Médico e Homem Público Vossa Excelência sabe perfeitamente que as pessoas acometidas dessa enfermidade não podem prescindir dessa especialidade, sob pena de risco de vida, sendo essencial para o seu tratamento que se prolongará pelo resto de suas vidas. Infelizmente, referida doença é, até os dias de hoje, incurável, progressiva e degenerativa.
A falta daquele remédio tem levado milhares de portadores e seus familiares ao desespero, não tendo a quem recorrer.
Nossa Lei Magna contem em seu bojo a declaração de que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Por outro lado, por inspiração do Governo brasileiro, a Organização das Nações Unidas emitiu uma resolução segundo a qual o acesso aos medicamentos faz parte dos direitos humanos.
Fico confiante de que - imbuído do espírito público e do sentimento de solidariedade humana que inspiram Vossa Excelência na condução de seu importante e prestigioso Ministério - adotará de pronto as medidas que se fazem necessárias para mitigar o sofrimento de um importante segmento da população que se vê privada de seu bem máximo - a Saúde.
Respeitosamente
ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON
Samuel Grossmann, Presidente

9 comentários:

Unknown disse...

Para tomar conhecimento da resposta. Vejam que o problema, como diz Dr. Luiz Augusto é sério, pois até nos EUA, país de origem da Merck, vai faltar o Sinemet. O caminho me parece que a solução daquele remédio passa pelos genéricos, como informou a Cristália, que se abastece com a matéria prima produzida na China. Que acham?
Samuel

From: Luiz Augusto Andrade
Sent: Wednesday, February 09, 2011 2:34 PM
To: 'Samuel Grossmann'
Subject: RES: Sumiço de remédios para parkinson

Prezado Dr.Samuel. Obrigado por enviar-me sua correspondência, muito relevante e necessária, com o Ministério da Saúde. A Merck, Sharp & Dohme no mês passado, informou as autoridades americanas (FDA) que os produtos Sinemet e Sinemet CR (nosso Cronomet) faltarão no mercado americano a partir deste semestre!!! (lá não existe o Prolopa). Imagine o que vai acontecer no mercado americano. Não vi também alguma explicação clara da razão disto, assim como não soubemos aqui o porquê da falta. Parece algo mais grave do que suspeitávamos. Se o Ministério da Saúde for capaz de interceder com os produtores de medicamentos genéricos, poderá haver uma melhora em nossa situação. A Associação deve manter a pressão sobre as autoridades até que tenha alguma resposta positiva. Um abraço.

Luiz Augusto F.Andrade

Unknown disse...

Caro Samuel, Caro Baldoino, Caros Parceiros,
Recebemos ontem a resposta da Coordenadora Geral do Gabinete do Ministro referente ao documento que entregamos pessoalmente. Vou enviar via Fax para que vocês repassem para todos e possamos analisar juntos. Informo que em nosso Estado não foi solucionado o problema, o medicamento foi tomado emprestado em outro Estado. Apenas uma medida paliativa e já estamos em falta novamente.
Balduino podemos também publicar a resposta favor analisar com Samuel.
Samuel pode me passar o nº do FAX? Enviarei imediatamente.
Abraços,
Beila Carvalho,
ABaPAz

Unknown disse...

Samuel a Boehringer está solicitando à Associação Parkinson Campinas - ACP - uma declaração
suscinta dos problemas que tivemos com a Sandoz neste caso do pramipexol.
Esta declaração seria utilizada pela Boehringer nas novas licitações com a intenção de excluir a Sandoz.
Samue l qual sua opinião.
Badu, Genário, o que voces acham

... abração a todos

... Omar

Unknown disse...

Caro Omar
Você me informa que a Boehringer lhe está pedindo uma declaração de sua Associação sobre os problemas enfrentados com a ruptura do abastecimento do pramipexol. Esse documento seria utilizado nas novas licitações com vistas à exclusão da Sandoz nas futuras licitações, e pede minha opinião sobre a feitura dessa declaração.
Se ele viesse a pedir à nossa Associação, eu diria que se trata de uma questão de concorrência entre duas empresas comerciais e que, sendo assim, por força de nossos estatutos, estaríamos em dificuldades de subscrevê-la. Ao longo de nossa existência associativa, que já dura mais de 25 anos, sempre procuramos manter nossa autonomia e independência com relação a laboratórios, profissionais, e demais empresas de cunho lucrativo. Tenho dito a todos os laboratórios com quem nos relacionamos que todos são iguais perante a Associação, e que a concorrência entre eles deve ser tratada nas prateleiras das farmácias ou junto aos órgãos públicos.
Quando ficou-se sabendo que o Sinemet iria desaparecer em nosso país, a Roche, pediu que a Associação fizesse uma circular a todos os neurologistas - cuja relação e endereços seria por ela fornecidos - respondemos negativamente, invocando nossos estatutos, que vedam privilegiar interesses de laboratórios ou empresas com fins lucrativos. A Roche entendeu nosso posicionamento.
Resumindo: a briga é entre a Sandoz e a Boehringer. Para nós, parkinsonianos, o que nos interessa é que o remédio esteja disponível, produzido por uma ou outra empresa.
Era o que tinha a lhe dizer, permanecendo ao seu dispor para qualquer outra troca de idéias.
Mais uma vez meus cumprimentos por seu eficaz desempenho na solução da falta do pramipexol.
Um forte abraço
Samuel

Unknown disse...

.. ola Samuel

Estava muito preocupado com esta declaração que a Boehringer me pediu porque estariamos assumindo
um compromisso formal e documentado em sua defesa, o que não seria correto pois perderiamos nossa
neutralidade.

Como voce disse é briga de foices de gente muito grande, e temos que ficar bem longe, e eles que se entendam e mantenham o fornecimento normal de nossos medicamentos.
Nós não temos preferência por ninguem desde que atendam nossas necessidades.
Caso contrário, ai sim partimos para briga pelos nossos direitos como fizemos recentemente.

Samuel o que voce acha desta resposta :

"
À Boehringer Ingelheim

At. Sr. Tadeu Arcolini

Caro Tadeu

Com relação ao seu pedido para que enviassemos a Boehinger uma declaração informando os sérios transtornos que seu concorrente Sandoz, nos criou com falta do pramipexol, gostariamos de informar que baseados em nossos Estatutos, a Associação Campinas Parkinson -ACP -, tem que manter sua neutralidade em se tratando de uma concorrência entre os Laboratórios que fornecem os medicamentos aos parkinsonianos.

Tadeu, voce se lembra que pedimos a voces um relatório para nos ajudar a definir os responsaveis na falta do pramipexol para que pudessemos tomar atitudes afim de evitar a repetição deste fato.
Voce me colocou da dificuldade de emitir tal relatório porque afinal quem tinha causado todo este transtorno era a Sandoz.
Realmente tinha razão e concordamos com voce, e portanto o relatório não foi feito.

Idem agora, porque se enviarmos a Boehringer tal declaração estaremos perdendo nossa neutralidade, o que julgamos não ser adequado.
Gostariamos de informa-lo que todas Associações adotam o mesmo princípio de manter-se neutra em se tratando de concorrências.

Estamos à disposição da Boehringer para analisa r e atender eventuais outras solicitações.


Contamos com sua compreenção.

... um abraço

... Omar

Unknown disse...

Omar, Bom Dia,
Achei perfeitas suas colocações, agora é ficarmos de olho bem vivo e ver o retorno das nossas solicitações.
Abs,
Badu

Unknown disse...

Caro Osmar
Como sabiamente o Badu já antecipou, o importante é que nossas necessidades de remédios sejam atendidas. Nossas associações, devem ficar equidistantes das disputas de cunho comercial entre os vários laboratórios. Somos amigos de todos eles indistintamente e que eles continuem a nos disponibilizar os medicamentos que atendam nossas necessidades e que venham minorar nossas dificuldades e sofrimentos. Quanto à sua resposta, nada a acrescentar.
Um abraço
Samuel

Unknown disse...

Caro Samuel
Sobre a resposta do Ministério da Saúde, explica mais não justifica. É feito o repasse de verbas para as Secretarias de Estado e a responsabilidade cabe a cada um. Continua faltando medicamento, as questões são muitas (política, laboratórios, falta de planejamento etc...). No dia 11 de abril, registraremos o dia Mundial de PK e em nossa programação estaremos discutindo A Falta de Medicamento na Rede Pública. Penso que podemos ter um tempo para discutirmos isto também em maio em Floripa. Vou passar um Fax da carta resposta do M.S. para conhecimento. O importante é estarmos atentos, nos movimentando edando apoio para que sujam novas Associações.
Abraços,
Beila Carvalho
ABaPAz

Unknown disse...

Pessoal,
voto pela neutralidade, no que toca ao tema, sempre.
Fica complicado e tendencioso se envolver no "cipoal" destas regras de licitação, que são mais políticas do que técnicas.
Que não nos peguem como incautos...
[ ]'s a todos.
Hugo