Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Laboratórios suspendem fabricação de remédios sem lucro

As empresas têm o direito, garantido por lei, de pedir o fim da licença para a produção de qualquer medicamento.
Vamos mostrar um problema quase desconhecido, mas muito importante: a falta de remédios para doenças raras. Como o mercado é pequeno e o lucro é baixo, os laboratórios simplesmente interrompem a fabricação. E os doentes sofrem.


João Gabriel recebe peças e brinca na salinha de um hospital de Porto Alegre. Ele tem quatro anos. Desde dezembro, faz quimioterapia. João tem leucemia linfóide aguda, um tipo de câncer que prejudica a formação do sangue e atinge, a cada ano, duas mil crianças e adolescentes no Brasil.

“A gente tem índices de cura hoje, se for tudo bem feito, de 80%”, afirma Cláudio Castro Júnior, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica.

saiba mais Mas o tratamento do João Gabriel e de outras crianças foi interrompido por que o remédio está em falta. Chama-se asparaginase e não tem substituto. “Tirando esse remédio, nós estamos diminuindo esse índice de cura”, alerta o médico.

João deveria receber nove doses do remédio, mas tomou oito e o medicamento acabou. A interrupção pode causar uma recaída.

“Eu espero que a gente não precise voltar para o início do tratamento, porque eu sei o quanto isso pode prejudicar a saúde dele”, diz Lenen de Oliveira, mãe de João Gabriel. (...) segue

Fonte : Fantastico

Um comentário:

Unknown disse...

Isso é um absurdo, onde estão os órgãos que deveriam fiscalizar os desmandos dos laboratórios.
Saúde é coisa muito seria.
ACORDA BRASIL