Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pacientes do SUS sofrem com falta de remédios para tratamento do Parkinson

Alguns estão em falta há três meses na Farmácia do Estado; sem os remédios, os pacientes são impedidos de realizar tarefas simples

Da Redação do pe360graus.com

Reprodução / TV Globo

Foto: Reprodução / TV Globo

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) estão sofrendo com a falta de remédios para a doença de Parkinson. A qualidade de vida dessas pessoas depende desses medicamentos e alguns estão em falta há três meses na Farmácia de Medicamentos Especiais de Pernambuco.

O professor João Roberto Lucena (foto 2) está preocupado, pois sofre da doença e só tem remédio para mais três dias. Por causa da sua condição, ele não pode trabalhar como professor e ainda não conseguiu a aposentadoria. A falta do medicamento controlado compromete o tratamento e a vida dele.

“Essa doença não permite que o paciente interrompa o tratamento. Isso causa danos sérios, provoca internação. Sem o remédio, você fica completamente paralisado ou dependente dos familiares para fazer as coisas”, diz o professor.

Ele frequenta a Associação de Parkinson de Pernambuco, onde complementa o tratamento com jogos e exercícios, além de conviver com pessoas que estão passando pelo mesmo problema. Sem os remédios, eles têm dificuldade até pra ir à Associação. “Nós estamos com medicações em falta. Por exemplo, tem coisas que, com a medicação, eu faço e duro cinco minutos. Sem ela, demoro 10 ou 15 minutos”, conta o aposentado José Paulo Ferreira.(...) segue

Fonte : Pe360graus.globo - Comunidade Nordeste

2 comentários:

Unknown disse...

Depois de Salvador agora Recife e a coisa pode se estender aos outros estados.

Não entendo, saúde é um direito de todos e esta na nossa constituição.

De quem é a culpa? Dos governos estaduais? Das prefeituras? Ou é manipulação dos laboratórios para majorar preços? Qual o órgão fiscalizador que deveria estar atuando?

Muitas duvidas que estamos tentando entender, enquanto isso os doentes padecem.

Unknown disse...

Reportando a e-mail recebido hj do Omar.

Omar, Bons Dias,

Carta ou declaração é tudo a mesma coisa, o problema já foi destrinchado em minúcias e já é do conhecimento publico, atuação política e falta de responsabilidade dos laboratórios são os motivos principais, em muitas cidades falta remédios porque as prefeituras não providenciaram a compra junto aos laboratórios, veja o caso de Pernambuco a exemplo da Bahia esta recebendo medicamentos de outros estados e uma compra emergencial.

Se Tadeu precisar de constatações no nosso blog tem uma infinita lista de relatos, bate-papos, vídeos e reportagens, basta ele entrar e copiar.

O que não entendo é porque os órgãos que deveriam fiscalizar os laboratórios não estão atuando como deveriam, quem sabe se a CPMF voltar eles vão ter o dinheiro suficiente para não deixar faltar medicamentos, historias da carochinha.

No ultimo bate-papo Magno informou que faltou medicamentos também em Curitiba ai ele juntou os associados e familiares e fizeram uma passeata pelo centro da cidade, a imprensa caiu matando e rapidinho os medicamentos apareceram, isso anos atrás também foi feito em Porto Alegre. É preciso colocar a boca no trombone, fazer panelaço e gritar alto para que o grito acorde nossos políticos e nossa presidenta.

É preciso monopolizar a opinião publica para esse problema que não é só nosso falta medicamentos para outras patologias.

Aquele abraço,
Badu