Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 10 de março de 2011

Cientistas descobrem ligação desencadeante da inflamação que mata neurônios

Cientistas espanhóis e suecos descobriram a ligação molecular desencadeante da inflamação cerebral que mata os neurônios, um processo muito associado a doenças neurodegenerativas, como parkinson e alzheimer, segundo a última edição da revista "Nature".

Equipes da Universidade de Sevilha e do Instituto Karolinska de Estocolmo, dirigidas pelos médicos José Luis Venero e Bertrand Joseph, e em colaboração com pesquisadores da Universidade de Lund, encontraram um mecanismo responsável pelo processo da neuroinflamação.

O doutor Venero, do departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Faculdade de Farmácia da Universidade de Sevilha, indicou à Agência Efe que este estudo pode abrir novos caminhos farmacológicos para o controle da inflamação cerebral e seus efeitos nocivos.

A pesquisa de quase quatro anos de duração incluiu a histologia e anatomia microscópica de áreas corticais e do mesencéfalo ventral de cérebros de pacientes que morreram de alzheimer ou parkinson, assim como culturas de células e modelos experimentais em ratos e camundongos com doença de parkinson.(...) segue

Fonte > Noticias terra.com.br

Nenhum comentário: