Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 28 de março de 2011

Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson e outras doenças causam perda da memória

Desvendando seu cérebro e sua memória

Ao contrário do que se acreditou por muito tempo, a memória não está localizada numa única área do cérebro. Na verdade, a memória funciona por meio de redes de neurônios que processam e preservam diferentes tipos de informação, amplamente distribuídos entre diversas zonas do cérebro. Tão logo uma informação tem de ser registrada na memória, numerosas conexões são ativadas simultaneamente e uma grande parte do cérebro é envolvida no processamento das lembranças.

Portanto, é incorreto falar em centro de memória. A memorização e a recuperação de informações dependem de diferentes sistemas de memória e de diferentes modalidades sensoriais (auditiva, visual, etc.). Assim, em vez de dizermos que a memória está localizada numa área específica do cérebro, poderíamos dizer que ela está "dispersa" no cérebro.

Onde estão sediados os nossos diversos tipos de memória em nosso cérebro?

Como resultado de experimentos científicos e do avanço da tecnologia de imagens do cérebro, agora os cientistas estão começando a entender quais zonas do cérebro tomam parte no processo de memorização. Em resumo: (...) segue

Fonte: Revista Seleções

Nenhum comentário: