Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 15 de março de 2011

TULIPAS - AS FLORES DA ELEGÂNCIA E RIQUEZA

Com cerca de cem espécies, com flor solitária formada por seis pétalas. As cores e formas são bem variadas.

O bulbo contém alcalóides termoestáveis e cristais de oxalado de cálcio. Manipulados, os bulbos liberam um pó que pode provocar conjuntivites, rinites e até crises de asma.

As tulipas são originárias da Turquia e não da Holanda, como o senso comum leva a imaginar. Foram levadas para os Países Baixos em 1560 pelo botânico Conrad Von Gesner. O nome da flor foi inspirado na palavra turco-otomana tülbend, posteriormente afrancesada para tulipe, que originalmente significa turbante, considerando a forma da flor invertida. Algumas referências defendem que as tulipas seriam originárias da China, de onde foram levadas para as montanhas do Cáucaso e para a Pérsia.

Chinesas ou turcas, o fato é que elas se transformaram numa paixão para os neerlandeses e essa paixão foi tanta que gerou até uma especulação financeira envolvendo os bulbos desta planta, chegando a ser a quarta maior fonte de renda do país, no que ficou conhecido como mania das tulipas (ou tulipamania). A área mais antiga de cultivo de tulipas nesse país é a que circunda a cidade de Lisse. Hoje, é a flor nacional da Turquia (é nativa lá) e do Irão.

As Tulipas são exuberantes e, por isso, são cultivadas em diversos países, apesar de sua melhor adaptação em regiões temporadas ou com o clima mais frio. O Brasil mesmo tempo um clima tropical, consegue cultivar as flores, criando até uma cidade que é visitada somente por suas tulipas, localizada no interior de São Paulo e chamada Holambra.

Elas são flores repletas de curiosidades na sua história. Como sua origem, por exemplo, ser ligada a países do Oriente Médio, como a Turquia e o antigo território persa. Durante a época das viagens da Europa para as regiões orientais, no período do final da Idade Média e da Renascença as tulipas foram trazidas para o cultivo em países europeus, onde foi difundida e adotada pelos holandeses como símbolo de Holanda. Foi também nesse país que elas começaram a ser cultivadas em larga escala. Curiosamente a tulipa foi uma grande fonte de renda para o país, vale lembrar que nessa época a Holanda passava por um próspero comércio marítimo.

Outra curiosidade história foi que durante uma crise de fome ocorrida na época da Segunda Grande Guerra Mundial, os habitantes da Holanda começaram a cozinhar os bulbos das Tulipas e até hoje, a culinária tornou-se um dos principais usos.

O sabor das tulipas lembra muito o gosto das batatas e pode ser acompanhado por atum, saladas e diversos purês.

As tulipas também são utilizadas na medicina, como curas alternativas e as flores também são estranhamente ligadas à simbologia do Mal de Parkinson. São feitos diversos produtos estéticos e cosméticos, devido ao seu aroma agradável. Além do seu óbvio valor nas decorações de jardins e de ambientes caseiros.

Na decoração existem algumas dicas que deixam as flores com um maior tempo de beleza e de vida entre elas: a preferência por escolher tulipas que ainda estejam novas, principalmente botões e antes de plantar colocar em tempo médio de seis meses, no freezer ou no congelador. Manter em uma iluminação boa, porém distante do contato direto dos raios de Sol. Por ser uma planta delicada evitar a exposição a ventos fortes e a ar condicionado.

As tulipas possuem bons significados que estão relacionados à elegância e a riqueza, dessa forma, elas representam uma excelente sugestão de presentes para qualquer comemoração. Sendo facilmente encontradas em floriculturas e pela internet.


PARA OS AMANTES DE PLANTAS...

Embora as tulipas não se adaptem bem ao clima brasileiro, é possível induzir a planta a dar, pelo menos, mais uma floração, simulando as condições climáticas do seu habitat natural para estimular os bulbos a rebrotarem.

Para isso, ao adquirir um vaso de tulipas dê preferência aos que ainda estejam com as flores em botão, permitindo-lhe usufruir da beleza da flor por mais tempo. O vaso deverá ser conservado em um local fresco e com luminosidade, evitando-se os ventos e o sol forte. Alguns colocam algumas pedras de gelo sobre o substrato (mistura de terra) no vaso, pela manhã e ao entardecer, a fim de diminuir o excesso de calor.

Tão logo as flores da planta murchem, corte-as, inclusive as folhas. Retire então os bulbos do substrato, limpe-os cuidadosamente com o auxílio de uma escova macia e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem deixar que se molhem.

Após esse período, plante os bulbos em um novo vaso, com terra vegetal umedecida, sem que esteja encharcada. Embrulhe o vaso assim preparado em um plástico e guarde-o no congelador da geladeira durante cerca de 6 meses, a uma temperatura ideal entre 2° e 5°C. Passado esse tempo, retire o vaso da geladeira e coloque-o em um local fresco e com boa luminosidade por mais 2 meses, mantendo a terra sempre úmida. Após esse procedimento, o vaso novamente embrulhado em plástico deve retornar ao congelador, onde deve permanecer por mais 6 meses. Concluída esta etapa, o vaso deverá ser colocado em um local iluminado: a tulipa deverá florescer num período entre trinta a cinquenta dias.

Nenhum comentário: