Há alguns dias tivemos o Congresso Internacional de células-tronco (ISSCR- International Society for stem-cell research) em Toronto, um evento que atrai um número cada vez maior de participantes. Dessa vez, foram mais de 3600 pessoas de 50 países e o Brasil estava muito bem representado. Trata-se de um congresso focado mais para a pesquisa básica, mas cujos resultados são fundamentais para aplicação em terapia celular: “from bench to bedside” - “da bancada para o leito” ou do laboratório para a clínica. Vou falar mais a respeito nas próximas colunas.
O Centro do Genoma da USP levou nove trabalhos e após sair do Brasil ficamos sabendo que um deles do recém doutor Miguel Mitne-Neto, acaba de ser publicado na revista Human Molecular Genetics: “Downregulation of VAPB expression in motor neurons derived from induced pluripotent stem-cells of ALS8 patients”.
A pesquisa que é o resultado de muitos anos de trabalho do grupo do Centro do Genoma da USP começou com o mapeamento e identificação do gene que causa uma forma hereditária de esclerose lateral amiotrófica (ELA8 ou ALS8 em inglês) por minha aluna de doutorado, Agnes Nishimura, que agora faz seu pós-doutorado no Reino Unido. Mais recentemente tivemos a colaboração preciosa do Dr. Alysson Muotri, um brasileiro que dirige hoje o Muotri lab na Universidade da California, onde Miguel estagiou por 12 meses. A pesquisa traz resultados inovadores em relação a ELA8 que poderá abrir novas portas para o tratamento dessa doença devastadora. Para falar mais disso entrevistei o Dr. Miguel Mitne-Neto que é o primeiro autor dessa pesquisa.(...) segue
Fonte : Revista Veja - Mayana Zatz Genética
Nenhum comentário:
Postar um comentário