Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 24 de junho de 2011

MIGUEL NICOLELIS PRETENDE LANÇAR LIVRO PELO TWITTER


O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, pesquisador conceituado com trabalhos nas áreas dos males de Parkinson e Alzheimer, além de ser um visionário da ciência está, agora, prestes a revolucionar o mundo dos lançamentos literários. Autor de Muito Além do Nosso Eu (Companhia das Letras, 2011), Nicolelis propôs aos seus mais de oito mil seguidores no Twitter, na tarde desta quinta-feira (23), a ideia de um lançamento online do seu livro na rede social.

"Quem gostaria de participar de um lançamento do Muito Além do Nosso Eu pelo tweeter? Eu acho que seria d+, falar e interagir com Todo BR!", postou o cientista, que também explicou como funcionaria o processo: "A ideia é a seguinte: você compra o livro pela internet, manda comprovante para site e eu remeto uma dedicatória por tweet e pela twitcam!". Nicolelis não deixou claro, contudo, se o evento vai ocorrer em uma data específica ou ao longo dos contatos feitos pelos leitores.

Com lançamento marcado para o próximo dia 4 de julho às 19h, no Teatro Alberto Maranhão, Muito Além do Nosso Eu explica  como o cérebro cria o pensamento e a noção que o ser humano tem de si mesmo (o seu self) - e como isso pode ser incrementado com o auxílio de máquinas. Em linhas gerais, a obra faz com que os leitores passem a imaginar como possível um mundo onde  as pessoas usam computador, dirigem seus carros e se comunicam entre si através do pensamento. Um mundo em que os paraplégicos podem voltar a andar e em que os males de Parkinson e Alzheimer são controlados.

Apesar de soar como enredo de ficção científica, tal realidade se torna possível por meio dos enormes passos que a ciência vem dando para a criação das interfaces cérebro-máquina. O autor mostra como a tecnologia será capaz de transformar a sociedade humana e moldar uma nova "indústria do cérebro", um empreendimento global com potencial de geração de trilhões de dólares.

Com informações da Companhia das Letras

Nenhum comentário: