Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 28 de junho de 2011

Ministério Público investiga falta de remédio contra AVC em Goiás

Medicamento pode reduzir em até 30% os riscos de sequelas


Agência Estado


A falta de medicamentos adequados para tratamento de AVC (Acidente Vascular Cerebral) no SUS (Sistema Único de Saúde), em Goiás, é investigada pelo Ministério Público Federal no Estado (MPF-GO).


O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Ailton Benedito, instaurou inquérito civil público. Ele quer apurar a oferta e disponibilidade da medicação. Com a administração correta, o Alteplase poderia reduzir em até 30% os riscos de sequelas. Administrado nas quatro primeiras horas após o AVC, o medicamento poderia ser uma chance a mais de uma vida normal para os pacientes.


Nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia e Sergipe a medicação já é fornecida, mas o mesmo não ocorre na rede pública de saúde em Goiás.


O MPF solicitou à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde informações atualizadas sobre a assistência a pacientes com AVC e sobre a oferta e disponibilidade do Alteplase na rede SUS em Goiás. O prazo dado foi de 10 dias. (...) segue


Fonte : R7 - Notícias Saúde

Um comentário:

Unknown disse...

Enquanto isso a falta de medicamentos para os doentes de Parkinson continua... veja abaixo o que nossa amiga Cida de Sabará-MG comentou ontem no chat do Amigogamp:

20:30:08 - CIDA : gostaria de saber se algum de voces está com dificuldades em conseguir o Levodopa no posto saúde
20:30:50 - CIDA : Sabará, MG

20:33:25 - CIDA : eu sempre busquei o prolopa na secretaria estadual, mas agora passou para o município e nunca mais consegui

20:33:44 - CIDA : a minha mãe é quem faz uso,

20:35:15 - CIDA : muito obrigado! valeu de verdade. fiu totalmente ignorada