Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Vivendo com Parkinson tendo qualidade de vida

Vivendo com o Parkinson é um guia da Sociedade da Doença de Parkinson em Londres que traz muitas informações sobre a doença e como conviver com ela tendo qualidade de vida.
Abordarei um dos capítulos desse guia nessa postagem, que fala sobre os aspectos emocionais e psicológicos envolvidos no Parkinson:

“Para muitas pessoas os efeitos emocionais e psicológicos envolvidos no Parkinson são os mais difíceis de gerenciar. Como sua vida será afetada pela doença dependerá de muitos fatores incluindo:
- os sintomas que você vem apresentando e como ele irá afetar as suas atividades rotineiras;
- sua resposta ao tratamento;
- sua idade quando recebe o diagnóstico;
- o que você está vivendo atualmente, ou seja, suas circunstâncias de vida;
- sua personalidade e forma de viver;
- quais são suas maiores preocupações em nível material, emocional, psicológico e espiritual e como esses aspectos são afetados pelo Parkinson
- o apoio social que é oferecido;
- o efeito que o Parkinson tem em seu relacionamento.

Apesar de cada pessoa com Parkinson ser única, pois estamos falando de indivíduos, o momento em que a pessoa descobre a doença e os momentos que se seguem ao diagnóstico, são considerados bastante difíceis para a maioria das pessoas. Os sentimentos que as pessoas apresentam logo após o diagnóstico variam e podem ser muito conflitantes:
  • A pessoa pode ter um sentimento de alívio ao descobrir a razão pelos sintomas que vem apresentando;
  • Sentir-se desolado, deprimido e/ou ansioso;
  • Negar o que está acontecendo, escondendo o problema de amigos e familiares.

Reconhecer seus sentimentos e aceitar o diagnóstico é o primeiro e mais importante passo para viver bem tendo Parkinson. Se você acabou de receber esse diagnóstico “dê-se um tempo” para se ajustar a esse novo aspecto em sua vida. Não tome nenhuma decisão importante, até que você tenha tido tempo de se ajustar a essa nova realidade e ter as fontes apropriadas de informação e apoio. Nos estágios iniciais da doença, as pessoas sentem que os seus sintomas são leves e que podem gerenciá-los efetivamente com os tratamentos que lhes são oferecidos Com o tempo ocorre um processo progressivo da doença podendo ter um impacto maior na vida da pessoa. Quando isso ocorre muitas pessoas podem sentir uma oscilação emocional com pequenos episódios sentindo-se “para baixo” ou deprimidos, principalmente quando esses períodos coincidem com momentos de grandes mudanças na vida da pessoa, quando, por exemplo, ela precisa parar de trabalhar.
Falar a respeito dos acontecimentos pode ajudar no reconhecimento de suas emoções e proporcionar formas de expressar os sentimentos e, posteriormente, identificar soluções para superar qualquer dificuldade que você esteja apresentando. Se você perceber que as coisas estão muito difíceis, assegure-se de ter apoio antes que você entre em crise. Muitas pessoas sentem-se capazes, de lidar mais facilmente com as exigências do di-a-dia que o Parkinson traz depois que encontraram formas de gerenciar seus sentimentos e emoções.
A pessoa com a qual você vai falar depende das suas características pessoais, quais aspectos você está achando mais difícil em gerenciar e com quem você se sente mais confortável em se abrir. De qualquer forma, as associações estão sempre de portas abertas para todas as pessoas que necessitem de apoio emocional e psicológico. Continuaremos a abordar os aspectos referentes ao Parkinson nas próximas postagens.
Um abraço

Tradução : Renata Trugillo

Nenhum comentário: