Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Como falo aos meus filhos que tenho Parkinson?


Muitas pessoas com a doença de Parkinson tem filhos pequenos ou mesmo adolescentes, que tem dúvidas sobre a doença principalmente como ela afetará a vida de seus pais no futuro... Depois do diagnósticos muitos pais se perguntam se darão essa notícia  aos filhos ou não.  Se decidirem que sim, qual é a melhor forma de  contar aos filhos e quanto eles devem saber a respeito da doença?
Essas dicas de pais e psicólogos podem ajudar quem se encontra nessa situação:
  • Seja aberto, honesto e realista com eles. Não esconda sua  condição , pois eles se preocuparão mais com aspectos que eles desconhecem do que de coisas que eles já sabem. Se eles não tiverem a informação apropriada eles tenderão a chegar a suas próprias conclusões, o que poderá acarretar muito mais ansiedade do que se eles soubessem a verdade.
  • Deem a informação de forma simples de acordo com a idade da criança e/ou adolescente;
  • Sejam específicos e claros, apenas descrevendo a condição;
  • Lembre-se que as crianças e/ou adolescentes precisam sentir que tem controle da quantidade de informação sobre a doença que eles querem ter e quando eles a querem. Não lhes dê muita informação, mas tenha certeza de que eles sabem que podem falar com você sobre o Parkinson e fazer perguntas no momento que quiserem.
  • Reassegure-os que a probabilidade de eles desenvolverem o Parkinson é pequena.
  • Procure ajuda profissional se você estiver encontrando dificuldades em falar com seus filhos sobre a doença.
  • Procure por outros pais que também já tenham passado por essa situação, com certeza eles terão uma palavra apropriada a lhe oferecer.

Tradução: Renata Trugillo

Nenhum comentário: