Visualizações de página do mês passado

domingo, 17 de julho de 2011

Nanossensor monitora célula isoladamente em tempo real


Nanosensores se grudam na superfície das células para o monitoramento em tempo real de uma única célula


Nanosensores se grudam na superfície das células para o monitoramento em tempo real de uma única célula  (Divulgação/Brigham and Women's Hospital)

Técnica pode ajudar na compreensão da complexa biologia celular, auxiliar no acompanhamento de células transplantadas e localização de células-tronco
Pesquisadores do Hospital Brigham and Women (BWH), nos Estados Unidos, desenvolveram um meio de monitorar em tempo real os processos de uma única célula. A novidade pode ajudar cientistas na compreensão da complexa biologia celular. Um artigo sobre o trabalho foi publicado na Nature Nanotechnology.

A equipe se valeu da nanotecnologia, a manipulação de matéria em escala atômica e molecular, para construir sensores que se ‘grudam’ na superfície de células. Desta maneira, pesquisadores podem observar em boa resolução como uma única célula se comunica com outra e reage a diferentes remédios por meio de sinais específicos. Os sensores usados atualmente estão limitados à medição da atividade ‘coletiva’ das células em um dado ambiente. 
Futuramente, o método poderia ser refinado para complementar a medicina personalizada, cujas terapias são planejadas de acordo com a genética de cada pessoa. Testes poderão ser realizados para avaliar a eficácia de uma droga antes que ela seja recomendada como tratamento padrão para uma doença.(...) segue

Fonte : Revista Veja - Saúde

Nenhum comentário: