Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O que deve comer ao Almoço | Qualidade de Vida

"Num dia alimentar com 5 ou 6 refeições, cabe à refeição almoço, fornecer 25% a 30% da ração calórica diária; à mesa, em ambiente calmo, com tempo para mastigar e ensalivar, pode ter a seguinte composição:

A entrada – Sopa
Sopa de abundantes produtos hortícolas, engrossada sempre com pequena porção de leguminosas e ainda com um pouquinho de outro farináceo: cevadinha, flocos de aveia, massinhas, arroz, farinha milha, batata, etc. Temperada escassamente com azeite ou preparada em caldo de carne desengordurado, deve ser apaladada e bem mastigada ou, em alternativa, passada com a varinha. O divino azeite pode ser substituído, por motivos económicos ou de paladar, por porções iguais de unto, banha ou óleo.
Para quem precisa de mais calorias — adolescentes, desportistas e trabalhadores de força — será mais adubada com gordura e poderá ser acrescentada em hidratos de carbono, aumentando quer as leguminosas quer os demais farináceos (a menos que se prefira pão ou maior quantidade de farináceos no prato)." (...) segue


Nenhum comentário: