Visualizações de página do mês passado

sábado, 19 de novembro de 2011

Autor explica por que somos menos espertos do que imaginamos; leia entrevista

"O equívoco: Você é um ser racional que vê o mundo como ele realmente é. A verdade: você está tão iludido quanto todas as outras pessoas, mas tudo bem, é isso que nos mantém sãos". 

 É dessa forma que o jornalista americano David McRaney começa seu mais recente livro, "You are not so smart" (Você não é tão inteligente). Seu propósito é mostrar alguns mecanismos psicológicos que nos fazem pensar que nossa percepção da realidade e nosso relacionamento com o mundo são resultado de ações e decisões lógicas e racionais, quando a verdade não é bem essa.
"Você acha que sabe como o mundo funciona, mas a verdade é que a psicologia e a ciência cognitiva vêm demonstrando que nossos pensamentos e escolhas são influenciados por noções preconcebidas e padrões de pensamento sobre os quais não temos controle consciente", diz o autor. Assim, o que chamamos de realidade seria na verdade o resultado de um "autoengano" que o nosso cérebro exerce continuamente.
Para demonstrar isso, David analisa e relaciona diferentes estudos psicológicos que buscam entender como nos deixamos iludir constantemente por essas "armadilhas mentais". Ao longo de 48 capítulos curtos e recheados de exemplos cotidianos, ele se debruça sobre questões como a nossa tendência natural para a procrastinação e a busca por padrões lógicos em todos os lugares, mesmo onde eles não existem.
Mas o livro não é de autoajuda. Não traz uma receita para nos tornarmos mais inteligentes. Para o autor, o mais importante é termos essa consciência de que somos todos falhos e tolos. "Vamos admitir isso e seguir em frente".(...) segue

Fonte :
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1008677-autor-explica-por-que-somos-menos-espertos-do-que-imaginamos-leia-entrevista.shtml

Nenhum comentário: