Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Nariz eletrônico' pode detectar

Efe
TORONTO - Pesquisadores indianos acreditam que um aparelho similar aos bafômetros poderão detectar de forma imediata a tuberculose e até o câncer de pulmão já nos próximos anos. Apelidado de "nariz eletrônico", o aparelho está sendo desenvolvido por um grupo de pesquisadores indianos, que receberam em Nova Délhi, quase US$ 1 milhão da Grand Challenges Canada (GCC) e da Fundação Bill e Melissa Gates. Esta quantia irá subsidiar o desenvolvimento de um protótipo da invenção. 

Veja também:
link
Tecnologia permite diagnóstico precoce de Alzheimer em amostra de sangue
link
Teste detectará câncer de pele 'pelo cheiro'
link
Exame de urina poderá ajudar a diagnosticar câncer de próstata



"O 'nariz eletrônico' proporcionará um método não invasivo e fácil de ser utilizado. Ele poderá diagnosticar a tuberculose sem necessidade de múltiplas visitas às clínicas. E será um método acessível para os pacientes de países nos quais a tuberculose é endêmica", declarou o pesquisador indiano Ranjan Nanda.
O aparelho, que estaria pronto a partir de outubro de 2013 para sua produção em massa, também seria útil para detectar outras doenças pulmonares, como o câncer de pulmão. "O que é mais importante no 'nariz eletrônico' é que com uma pequena modificação no sensor também podemos utilizá-lo para detectar outras doenças pulmonares, como o câncer de pulmão", afirmou Nanda.(...) segue


Fonte : Estadao.com.br

Nenhum comentário: