Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Pesquisadores descobrem ligação entre diabetes e câncer

Os genes TCF e p53, relacionados ao diabetes e ao câncer respectivamente, trabalham em conjunto na regulação do organismo

Diabetes: fator genético da doença tem relação com gene que desencadeia divisão excessiva das células cancerígenas
Diabetes: fator genético da doença tem relação com gene que desencadeia divisão excessiva das células cancerígenas (Jeffrey Hamilton/Getty Images)
Sabe-se que o diabetes aumenta os riscos para o desenvolvimento de determinados tipos de câncer. As razões dessa correlação, no entanto, ainda eram desconhecidas da medicina. Agora, pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, conseguiram mapear uma ligação molecular que explica a conexão entre as duas doenças: os genes TCF (diabetes) e p53 (câncer) trabalham em conjunto para regular algumas funções do organismo.
O desenvolvimento do diabetes tipo 2 é um processo lento. Um sinal precoce de que a doença está em fase inicial são os altos níveis de insulina no sangue. Enquanto as células beta (produtoras de insulina) são capazes de compensar o aumento da demanda, os níveis de açúcar no sangue permanecem normais. Mas quando elas passam a não dar mais conta, e a secreção da insulina cai para baixo do nível necessário, o diabetes 2 se torna um fato. Essa última fase geralmente acontece rapidamente, já que as células produtoras de insulina trabalham até se esgotarem e morrer.
Genética — "Trabalhamos com o gene de maior risco para o diabetes 2, uma variante do TCF, e estudamos sua função nas células betas", diz Yued (...) segue


Fonte : http://veja.abril.com.br/noticia/saude/pesquisadores-descobrem-ligacao-entre-diabetes-e-cancer

Nenhum comentário: