Visualizações de página do mês passado

sábado, 3 de dezembro de 2011

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!

“POR QUE BEIJA-FLOR”?
Por certo essa pergunta será repetida por um grande número de leitores, que ao receberem o primeiro exemplar do nosso informativo tiveram uma surpresa e um pequeno impacto. Será que a Associação se enganou e me enviou uma revista de variedades em lugar do tradicional e sempre esperado Boletim Informativo? Todavia, alguns segundos e já será suficiente para constatarem que se trata da revista oficial da Associação Brasil Parkinson. E aí virá a inevitável pergunta: por que Beija-Flor?

Há muito que vínhamos tentando escolher um símbolo para a nossa entidade. Afinal, quase todas tem um. A NPF americana (a maior de todas) escolheu uma chama olímpica, em homenagem à Muhammad Ali; a nossa co-irmã inglesa tem uma tulipa como símbolo; a holandesa adotou uma gaivota...

Até que alguém, vendo em nossa Sede um parkinsoniano com um tremor intenso nas duas mãos, comparou aquele característico tremor à vibração das asas de um beija-flor. Estava ali, ao acaso, e naquela singela alusão, a “descoberta” do nosso símbolo, só agora adotado oficialmente, pois em um de nossos folhetos já aparecia aquela belíssima ave.

Além da “forçada” semelhança com o parkinsoniano, o beija-flor possui algumas características que o tornam admirado por todos aqueles que admiram e respeitam a natureza. Capaz de movimentar as asas de 22 a 80 vezes por segundo, pode pairar no ar, mover-se para a frente e para trás, enquanto suga o néctar da flor. Possuem grande longevidade e são um dos principais veículos de influência no equilíbrio ecológico da natureza, se relacionando com a sua função de agentes polinizadores de um grande número de espécies botânicas das florestas, cerrados, campos, etc.

Portanto, acreditamos que acertamos o alvo: adotamos como símbolo, uma ave que é belíssima, e representa com alegria a primavera e uma fase de nossas vidas. Que cada um de nós tenha dentro de nossos corações, um beija-flor nos trazendo conforto e paz permanente.’

Um comentário:

Unknown disse...

Hoje é um dia muito especial para ABP, nossa comunidade parkinsoniana logo mais vai inaugurar o painel externo na fachada da nossa sede social, nossa ave símbolo vai brilhar como nunca prenunciando dias memoráveis de um trabalho bem feito com amor e perseverança.
Estamos em festa o Beija-flor tem sido nossa ave símbolo, nosso mantra poderossimo.
Parabéns associados, diretores, funcionários, colaboradores e responsáveis pelo projeto de idealização dessa obra de arte que vai dar um brilho muito especial a nossa fachada.
Mais uma vez estamos postando “Porque beija-flor” hoje vai ficar marcado para a posteridade e não poderíamos ficar sem fazer essa merecida homenagem.