Visualizações de página do mês passado

domingo, 13 de maio de 2012

BOM DIA AMIGOS, FELIZ DIA DAS MÃES!!!









Modelos mentais



Muito se fala, na linguagem de negócios, em modelos mentais. Principalmente quando a empresa está passando por um processo de mudança (aliás, mudança é processo e resultado todo o tempo), e revisar os modelos mentais é fator fundamental. Por quê? Simplesmente por que mudar requer não somente aprender algo novo, mas desaprender algo que se sabe e que se tem como verdade absoluta.


Mas o que são estes modelos mentais? São frutos da percepção e da perspectiva, que absorvem, repudiam, aceitam ou distorcem o que vemos, sabemos, pensamos, imaginamos e acreditamos. Modelos mentais são como a pequena casa que construímos dentro de nossa mente. Aos poucos vamos a edificando com o aprendizado e experiência, depois começamos a pintar e decorar internamente com a nossa realidade, preenchendo o espaço com os móveis da nossa cultura, socialização, preferências, crenças e comportamentos. E o pior: nossa casa tem janelas tão pequenas que normalmente não olhamos para fora para perceber o que está mudando em nosso ambiente.

E quando tudo lá fora mudou? Quando as coisas e situações que ergueram nossa casa mudaram? As pessoas ficam dentro de suas casas, pois elas representam conforto e segurança. Ficam restritas aos seus modelos mentais, à sua forma de ver o mundo, pois isto representa conforto e segurança.

Aproveite a cada dia para limpar, decorar novamente e trocar os móveis de sua casa mental. E lembre-se que nada muda até você mudar. Pense nisso! Bom dia!

 
Juliano Lissoni

Nenhum comentário: