Visualizações de página do mês passado

domingo, 6 de maio de 2012

Sensores no cérebro ajudam a tratar depressão, esclerose, Parkinson e dependência de drogas

Do Jornal da Band

pauta@band.com.br


Avanços tecnológicos, cirurgias inovadoras e procedimentos revolucionários realizados no Brasil chamam a atenção de médicos de todo o mundo. Na primeira reportagem da série desta semana, você vai ver que sensores implantados no cérebro ajudam a tratar depressão, esclerose múltipla, mal de Parkinson e até dependência de drogas.

No Hospital Sirio Libanês, em São Paulo, um equipamento de última geração vai tornar as cirurgias cerebrais mais precisas. Ele é capaz de mapear a atividade nos neurônios.

Ele permite que dentro de uma estrutura de um milímetro de diâmetro ou um pouco mais que isso 32 cabos sejam colocados ao mesmo tempo no cérebro, o que minimiza o traumatismo mecânico e permite o registro simultâneo de pontos isolados do cérebro. Isso é um grande avanço tecnológico.

Todo o sistema fica sob a pele e as cirurgias são feitas com anestesia local. É o paciente quem ajuda os médicos a identificar os pontos exatos para instalação dos eletrodos.

A intensidade dos estímulos elétricos é regulada por este aparelho que funciona como um controle remoto. A neuroestimulação é realizada, em São Paulo, por hospitais como o das Clínicas, Nove de Julho, Hospital do Coração e Sírio Libanês. O objetivo agora é usar a técnica em casos de dor crônica.
 
Veja o vídeo acessando o link abaixo:
 
Fonte : Jornal da Band

2 comentários:

Unknown disse...

Essa matéria foi postada no blog em 28 de fevereiro de 2011, devido o grande interesse que esta despertando resolvi postar novamente, com os recados atualizados de amigos do blog:

Dica do Cezar hoje no chat.
28 de fevereiro de 2011 17:01

Anônimo disse...
Esta cirurgia ja' esta' disponivel? Onde posso encontrar mais informacoes?
Muito obrigada,
Ariadne

3 de março de 2011 09:58
Badu disse...
Ariadne, Boa tarde,
Temos um blog onde vc irá encontrar informações a respeito da DBS, acesse o link abaixo:
http://dbs-parkinson-brasil.blogspot.com/

3 de março de 2011 11:20
Heloise disse.
Esta cirurgia também está sendo usada para Esclerose Lateral Amiotrófica? Onde posso obter maiores informações?

2 de julho de 2011 16:16
Badu disse..
Heloise, Acredito que seja utilizado mais especificamente para Doenca de Parkinson (DBS) para esclerose deve existir algo parecido com estimulos eletricos.
Vou me informar melhor a respeito.abs,
Badu

3 de julho de 2011 03:52
Anônimo disse..
mouOi meu nome é conceição aprecida d. de oliveira.
Sou portadora de eclerose lateral amiotrofica,quero saber se os sensores pode me ajudar.obrigada.

5 de maio de 2012 19:16Sara disse...
Oi me chamo Jussara fiz este implante no HC com Dr Erick Fonoff tenho 08 cirurgias de joelho e prótese total fique com dor crônica o tel HC e 2661 8048 o meu é 8971 3318 meu email saracardim@ig.com.br

Unknown disse...

Veja matéria postada em 02/05/2012:
- Equilíbrio e Saúde - Estimulação magnética cerebral tem aval do CFM - 02/05/2012

A estimulação magnética transcraniana vai deixar de ser um procedimento experimental no país para três indicações terapêuticas. É o que determina uma resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina), cuja publicação está prevista para hoje no "Diário Oficial da União".