Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Hidrocefalia - Demência parecida com Parkinson e Alzheimer tem cura, porém, diagnóstico é o maior desafio

Perda de memória, dificuldade motora, perda do controle urinário. Esses parecem sintomas clássicos de demências muito mais comuns, como Parkinson e Alzheimer, não é mesmo? No entanto, a hidrocefalia de pressão normal (HPN) é uma demência perigosa que, se não tratada, pode levar à morte. No entanto, uma boa notícia: a hidrocefalia é o único tipo de demência que, se vista a tempo, tem chance de cura total. O único problema é sua detecção pelo especialista e a falta de informação sobre a doença.

Apesar de são ser tão comum quanto o Alzheimer, a hidrocefalia de pressão normal (HPN) tem sua parcela de participação nas demências que acometem os brasileiros idosos. De acordo com o neurocirurgião e membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e membro do Grupo de Hidrodinâmica Cerebral do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas Fernando Gomes Pinto, "Por definição, hidrocefalia é 'água na cabeça'. Ela é responsável por 5% dos casos de demência na terceira idade e é a única que, quando tratada, a pessoa volta ao normal. No entanto, ainda existem 60 mil pessoas potenciais portadoras de HPN que não sabem e não estão sendo tratadas".


Fonte : Hidrocefalia - Demência parecida com Parkinson e Alzheimer tem cura, porém, diagnóstico é o maior desafio

Um comentário:

Unknown disse...

No ultimo chat uma amiga de Campinas desconfia que tem Parkinson, quem sabe se não é Hidrocefalia? somente os médicos podem dar o diagnostico certo