Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Neurotransmissores, Drogas e Doenças Mentais: Parkinson

Olá, leitores! Vocês com certeza já ouviram falar da doença degenerativa conhecida como mal de Parkinson. Hoje vou tentar explicar o que é essa patologia. Seus sintomas mais comuns estão relacionados à função motora e consistem principalmente em tremor, diminuição da velocidade dos movimentos, rigidez muscular e problemas no equilíbrio. O desenvolvimento dessa doença é mais comum após os 50 anos de idade.
                Sua causa é a diminuição da secreção do neurotransmissor dopamina por neurônios da região do cérebro chamada de substância negra. A dopamina é sintetizada no organismo a partir do aminoácido tirosina, por meio da enzima tirosina hidroxilase, que converte esse aminoácido a um composto chamado L-DOPA. A L-DOPA é então transformada em dopamina por meio da enzima DOPA descarboxilase.
A dopamina tem efeito contrário ao da acetilcolina, inibindo a contração muscular. Sem esse transmissor, não há equilíbrio entre contração e relaxamento, fazendo com que os sintomas apareçam. A causa da degeneração dos neurônios da substância negra não é conhecida, mas existem algumas teorias que tentam explicar esse fenômeno.


Leia mais acessando o link abaixo:





Fonte : Neurotransmissores, Drogas e Doenças Mentais: Parkinson

Nenhum comentário: