A terapia hormonal, indicada para tratar os sintomas da menopausa (como as ondas de calor), reduz em 30% o risco desse tipo de demência, segundo uma pesquisa publicada na revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia.
O benefício, porém, só foi observado nessa janela de cinco anos após a menopausa. Segundo César Fernandes, presidente da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), a terapia hormonal já mostrou um efeito protector semelhante, nesse mesmo período, para a osteoporose.
«Esta é uma janela de fragilidade, por causa da deficiência hormonal nesse momento, mas também de oportunidade de agir», afirma.
De acordo com Sonia Brucki, coordenadora do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia, já se sabe que o estrógenio tem um efeito protector no sistema vascular e, em estudos in vitro, a hormona aumentou a função neural.
Curiosamente, o risco de Alzheimer aumentou entre as mulheres que começaram a fazer a reposição de estrogénio e progesterona mais tarde, após os 65 anos.
Leia mais acessando o link abaixo:
Fonte: Reposição hormonal pode prevenir doença de Alzheimer | Saúde | Diário Digital
Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.
Visualizações de página do mês passado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário