Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

"Não há volta, os médicos terão de se reeducar" - Saúde - Notícia - VEJA.com

Eric Topol anda com seu código genético debaixo do braço. É na tela de seu iPad que o cardiologista, um dos geneticistas mais renomados dos Estados Unidos, consegue analisar, por meio de um aplicativo de fácil leitura, as informações de seu genoma. Não é só isso. Na parte de trás de seu smartphone, duas placas de metal correspondem a dois eletrodos que, com uma pressão dos polegares, fazem a leitura dos batimentos cardíacos.

O dispositivo é seu eletrocardiograma portátil. Em casos de emergência, como já calhou de acontecer, Topol analisa a frequência cardíaca com o aplicativo fabricado pela AliveCor, acessado na tela do telefone. Foi assim que, num voo para San Diego, o médico pôde atender a um dos passageiros, prestes a sofrer um infarte. O  paciente foi socorrido a tempo. 

Para Topol, inovações como essas vão impactar o sistema de saúde e a cultura médica. O uso do dispositivo para celular está em vias de ser aprovado na Europa, e aguarda endosso do FDA (Departamento de Saúde) norte-americano para ser comercializado nos Estados Unidos. 

"Nada mais será como antes", alerta o cientista que apostou, de forma pioneira,nas pesquisas genéticas como a vanguarda no diagnóstico de doenças. Os estudos que identificaram genes envolvidos em determinados tipos de câncer levou Topol a pesquisar o DNA de pacientes cardíacos. Sua tese foi comprovada: dois genes ligados a problemas cardiovasculares foram descobertos e, a partir daí, surgiram novos remédios para o tratamento.

Leia mais acessando o link abaixo:

Fonte : "Não há volta, os médicos terão de se reeducar" - Saúde - Notícia - VEJA.com

Nenhum comentário: