Visualizações de página do mês passado

domingo, 16 de dezembro de 2012

Depressão X Parkinson.

 As psicólogas Maristela Favaron e Dejanira Meneghelli contam sua rica experiência desenvolvida no atendimento de pacientes na Associação Brasil Parkinson.
A depressão é sintoma muito frequente na doença de Parkinson (DP) ocorrendo, algumas vezes, antes mesmo da doença se manifestar. Segundo a psicóloga Maristela Boldo, a depressão pode ser mais aparente em alguns pacientes no início da doença, entretanto, ela está presente em vários momentos da evolução da DP. “Alguns pacientes já apresentam sinais de depressão logo após o diagnóstico porque sabem que passarão por mudanças na sua vida. Entretanto, o que percebemos é que, ao longo do tratamento, a depressão sempre está por trás”, explica Maristela.

A psicóloga também conta que o quadro de depressão do paciente está relacionado com suas experiências de vida e a sua personalidade. Entretanto, os sinais mais comuns são, por exemplo, a pessoa deixar de fazer atividades que antes eram prazerosas, ter irritabilidade exacerbada, parar de frequentar lugares públicos, ter dificuldades para dormir ou ficar muito agitada. “Alguns pacientes perdem o prazer da atividade sexual, inclusive, esse é um tema que eles têm muito dificuldade para abordar, mas que é muito recorrente”, conta a psicóloga.

Maristela presta atendimento a um grupo de pacientes na Associação Brasil Parkinson, em parceria com a psicóloga Dejanira Fernandes, chamado de Psicoterapia Breve. Nos encontros, o objetivo é trabalhar a aceitação da doença. “No início o paciente tem muita dificuldade de lidar com o diagnóstico e os sintomas, o que pode contribuir com o seu isolamento. Além disso, a demora em iniciar o tratamento  facilita a evolução da doença, por isso, o mais comum, nesses casos, é o familiar procurar pela terapia”, alerta Dejanira.

Fonte : depressão na doença de Parkinson

Um comentário:

Unknown disse...

Um trio da pesada com resultados simplesmente gratificantes aos nossos pacientes.
Precisamos divulgar detalhes desses avanços para que sirva de exemplo aos amigos de outras Associações, coloco o blog e meu email a disposição.