Com o passar da idade existe cada vez maior propensão para começar a ter problemas de memória. Temos tendência para encarar a memória como algo estático, que não se altera, mas na verdade, assim como podemos treinar e melhorar algumas das nossas capacidades, também em relação à memória se pode aplicar o mesmo.
Podemos dividir a memória em dois tipos distintos: a memória de curto prazo e a memória de longo prazo. A memória de curto prazo é o tipo de memória que o nosso cérebro usa para armazenar pequenos pedaços de informação que precisamos no imediato, como o nome de alguém que encontramos pela primeira vez, por exemplo. A memória de longo prazo é usada para as situações que não precisamos de lembrar naquele instante. Por exemplo, quando estudamos para um teste ou exame, estamos a trabalhar a memória de longo prazo. Um momento memorável das nossas vidas, eventos com a família ou amigos e outros tipos semelhantes de situações também ficam armazenados na memória de longo prazo.
Mas como podemos melhorar a nossa memória. Continue a ler e descubra 4 dicas que o vão ajudar.
- Mantenha a sua memória bem organizada – O nosso cérebro gosta de ter a informação bem organizada. Já reparou que fazemos tudo com base numa organização definida? Os livros têm capítulos, marcar matérias importantes é um método de estudo aconselhado, os documentos são guardados em pastas, por exemplo. Tudo isto para que seja mais simples para acedermos ao que queremos. Ao organizar cuidadosamente aquilo que precisa de memorizar vai ajudar o seu cérebro a codificar melhor a informação que recebe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário